A apenas algumas horas de um dos acontecimentos tecnológicos mais aguardados do ano, alguns certamente já sentem um “formigueiro” no estômago. O evento tem início marcado para as 18h00 portuguesas e pode ser assistido via online através do site da tecnológica de Cupertino.

O “rei da festa” pode mesmo vir a ser o novo iPhone. Apesar de não haver qualquer confirmação oficial, a probabilidade de ser apresentada uma nova versão do smartphone da marca da maçã é bastante alta.

E muitos já são os rumores que se espalham pelo mundo online sobre as características do dispositivo. Segundo consta, serão lançados três novos modelos: o iPhone 7, o iPhone 7 Plus e o iPhone 7 Pro, sendo este último uma versão premium. O primeiro deverá ter um ecrã de 4,7 polegadas, ao passo que os restantes dois deverão exibir ecrãs de 5,5 polegadas cada um.

O “desaparecimento” do tradicional botão principal e do encaixe para os headphones poderão ser dois dos traços mais marcantes dos novos dispositivos. No lugar do botão principal deverá surgir uma superfície tátil que servirá o mesmo propósito e, em vez do encaixe para os auriculares, deverão ser incluídas opções de conexão Bluetooth para headphones sem fios.

Do mais básico para o topo da gama, os novos smartphones deverão ter capacidades de armazenamento de 32GB, 128GB e 256GB.

O iPhone 7 Plus deverá ter uma memória RAM de 3GB e ser o único dos três modelos a exibir uma câmara com dupla objetiva, ambas com qualidade de 12 megapixéis. À semelhança dos outros dois modelos, as câmaras do 7 Plus estão equipadas com quatro sensores.

Os novos modelos serão potenciados por processadores A10 da TSMC e o auscultador poderá também servir como altifalante, para uma experiência de áudio mais imersiva.

Apple Watch 2 ou iWatch?

Mas com o novo iPhone espera-se que sejam lançados outros produtos. Entre eles deverá contar-se a nova versão do smartwatch da tecnológica norte-americana.

É de sublinhar que todas as informações até agora veiculadas na internet não passam de rumores. Com esse ponto assente, vamos ao que interessa. O nome do novo smartwatch é, per se, um foco de discórdia. Há quem sugira que o wearable poderá juntar-se à família dos produtos “i”, por fim, com o nome iWatch. No entanto, outros parecem não dar muita importância a essa designação e referem-se ao dispositivo como Apple Watch 2.

De uma ou de outra forma, ambas as frentes acreditam que será apresentado um novo “relógio inteligente”. Os rumores apontam para um smartwatch com um sistema GPS próprio, uma autonomia superior à do seu antecessor e um maior conjunto de apps dedicadas ao fitness e à manutenção da atividade física. Além disso, a tecnologia 3D Touch pode vir a ser adicionada às capacidades táteis do ecrã do relógio.

iPads, Mac e um monitor 5K

Os iPads e os Mac também deverão marcar presença no evento de amanhã. Nesta frente, esperam-se melhorias ao nível da integração do Apple Pencil com o tablet, incluindo a possibilidade de fazer anotações ou desenhos em aplicações de terceiros.

Além disso, a Apple deve apresentar um novo iMac, um novo MacBook Air, um portátil MacBook Pro mais delgado e um monitor 5K, produzido em colaboração com a LG.

Um novo sistema operativo

Nem tudo são novidades de hardware. É esperada a décima versão do sistema operativo da Apple. O iOS 10 tem chegada prevista para amanhã e traz novidades no “porta-bagagens”. Pensa-se a tão afamada funcionalidade “Slide to Unlock” irá desaparecer, sendo o desbloqueio feito através do botão principal. Outra novidade julga-se que será a possibilidade de remover aplicações nativas.

Para além disso, o iOS 10 vai apresentar uma “nova” Siri. Neste novo sistema operativo, será possível controlar um número mais vasto de aplicações com a assistente pessoal digital da Apple, incluindo aplicações de terceiros, bem como comunicar com sistemas de “casas inteligentes” e carros conectados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.