A distribuição mundial de tablets aumentou 20,4% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o trimestre homólogo do ano passado. Os dados preliminares da IDC revelam que foram vendidos, no total, 39,6 milhões de tablets, face a 32,9 milhões no terceiro trimestre de 2023.
O ano passado foi “sombrio”, diz a IDC, e nota-se agora que o “otimismo cresce do lado da oferta da indústria, o que é uma vitória geral”. Nos últimos trimestres têm surgido atualizações de dispositivos e o mercado prepara-se para a época das festas de Natal.
A IDC destaca que a Inteligência Artificial está a chegar também aos tablets, incluindo o CoPilot+ do Windows nos Microsoft Surface. Os analistas antecipam um maior interesse dos consumidores e o aumento dos preços de venda ao público.
A Apple continua a liderar o mercado, tendo distribuído 12,6 milhões de unidades, com um crescimento modesto de apenas 1,4% em comparação com o trimestre homólogo de 2023. A IDC explica que a época de regresso à escola contribuiu para as vendas do novo iPad Air. Já as vendas do iPad Pro ficaram aquém das expetativas, porque o preço é demasiado elevado e pouco atrativo nos mercados emergentes.
Em segundo lugar permanece a Samsung com vendas de 7,1 milhões de tablets e um crescimento de 18,3% em relação ao trimestre homólogo. A IDC recorda que foram lançados novos modelos premium, o Galaxy Tab S10 Ultra e o Galaxy Tab S10+ com funcionalidades de IA. No terceiro trimestre, os seus modelos Galaxy A9 de gama baixa impulsionaram as suas vendas na maioria das regiões.
A Amazon.com, que estava ausente do “top 5” no trimestre anterior, ocupa agora a terceira posição com a distribuição de 4,6 milhões de unidades e um crescimento de 111,3% relativamente ao trimestre do ano passado, para este aumento acentuado contribuiu o “Prime Day” do site de eCommerce. A empresa renovou o modelo Fire HD 8 com algumas ferramentas de IA no final do trimestre.
Veja na galeria imagens do novo iPad Air:
Por seu lado, a Huawei manteve a quarta posição no trimestre apresentando um crescimento de 44,1% relativamente ao trimestre homólogo de 2023, com a distribuição de 3,2 milhões de unidades. A marca lançou vários produtos tanto para o mercado de consumo como empresarial. Entre os novos modelos está o MatePad SE 11 que deu um forte contributo para as vendas, devido ao preço competitivo.
A Lenovo recuou duas posições para a quinta posição no trimestre, mas as vendas aumentaram 14,7% com três milhões de unidades distribuídas. As fracas vendas do terceiro trimestre de 2023, contribuíram para que o crescimento no trimestre fosse alcançado em quase todas as regiões. A Xiaomi saiu do top 5, sendo substituída pela Amazon.
Anuroopa Nataraj, analista sénior de investigação da IDC, aponta oportunidades para as fabricantes aumentarem as vendas de tablets como parcerias com “instituições de ensino, entretenimento e jogos, saúde”, entre outras. A analista afirma que “a adoção de funcionalidades baseadas em IA para melhorar a experiência do utilizador facilitará o crescimento nestas áreas”. Além disso, “à medida que as funcionalidades e aplicações de IA crescem, mais consumidores darão prioridade a estas capacidades avançadas na sua próxima compra”.
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