O Xiaomi 14T Pro tem uma boa câmara para fotos ao baixo e ao alto no exterior e a reprodução de cores no ecrã é muito precisa. A avaliação é da DXoMark que aponta ainda as interações suaves com o ecrã em todos os casos de uso realizados no equipamento que chegou ao mercado em 26 de setembro.

O smartphone Xiaomi 14T Pro teve um bom desempenho nos testes de câmara DXoMark (129 pontos), assegurando a quinta posição entre os melhores na classificação de dispositivos para o segmento Premium (600 a 800 dólares) e 46.º no ranking global.

“Queremos trazer toda a linha de dobráveis Xiaomi Mix no próximo ano”
“Queremos trazer toda a linha de dobráveis Xiaomi Mix no próximo ano”
Ver artigo

A classificação de imagem e vídeo, captadas com câmaras Leica, foi relativamente positiva e semelhante à do Xiaomi 14. O equipamento foi alvo do rigoroso conjunto de testes de câmara da DXoMark, que mede o desempenho em termos de qualidade de fotografia, vídeo e zoom na perspetiva do utilizador.

Por seu lado, o ecrã do novo Xiaomi 14T Pro, com 6,67 polegadas AMOLED e taxa de refrescamento de 144 Hz, segundo as especificações da fabricante. Nos benchmarks da DXoMark, o ecrã do dispositivo alcançou a 6.ª posição no ranking do segmento premium e a 38.ª no ranking global. O ecrã do 14T ficou ligeiramente à frente do 14T Pro em termos de legibilidade e cor, enquanto o vídeo do 14T Pro foi melhor do que o do 14T, conclui a DXoMax.

DXoMark - Xiaomi 14T Pro
DXoMark - Xiaomi 14T Pro créditos: DXoMark

Nos testes, a câmara teve um bom desempenho ao fotografar ao baixo e ao alto ao ar livre, notando-se, no entanto, faltas de detalhes em imagens com pouca luz. Relativamente às câmaras, o 14T ocupa a 5.ª posição atrás do Google Pixel 9, d0 Google Pixel 8, do Apple iPhone 15 e do primo Xiaomi 14.

Xiaomi renova linha mestra nos topo de gama com Xiaomi 14T e 14T Pro e tem uma oferta XL
Xiaomi renova linha mestra nos topo de gama com Xiaomi 14T e 14T Pro e tem uma oferta XL
Ver artigo

As imagens ultra-amplas apresentaram uma boa exposição e cores agradáveis quando fotografadas com luz brilhante ou em interiores, explica a empresa. No entanto, os testers observaram uma falta de detalhe e alguns artefactos de imagem indesejados, incluindo franjas de cor, anamorfose e suavidade das margens. A qualidade da teleobjetiva é adequada a curta e média distância, mas as imagens carecem de detalhes. Em definições de zoom mais longas, com o módulo de “tele” dedicado a assumir totalmente o controlo, as imagens ofereciam uma ampla gama dinâmica, exposição precisa e cores agradáveis.

Em modo de vídeo, a exposição foi boa e os nossos vídeos de amostra revelam bons detalhes de realces e sombras. Além disso, os sistemas de focagem automática e de estabilização funcionaram bem. No entanto, as cores podem parecer não saturadas, tendo sido observada uma falta de detalhes finos. Também podem ocorrer problemas de adaptação da exposição.

Para esta análise, os vídeos foram captados e analisados no modo HDR, sendo necessário um ecrã HDR compatível para visualizar a exposição HDR dos vídeos e a reprodução de cores no leitor do YouTube, assinalam os analistas.

DXoMark - Xiaomi 14T Pro
DXoMark - Xiaomi 14T Pro créditos: DXoMark

O ecrã do novo Xiaomi 14T Pro, com 6,67 polegadas AMOLED, brilho máximo de 4.000 nits e taxa de refrescamento de 144 Hz, segundo as especificações da fabricante. Nos benchmark da DXoMark, o ecrã do dispositivo alcançou a 6.ª posição no ranking do segmento premium e a 38.ª no ranking global. Este ranking é liderado pelo Google Pixel 9, seguido do Samsung Galaxy S24 (Exynos), do Google Pixel 8, do Samsung Galaxy S23 e do Samsung Galaxy S24 FE.

O ecrã do Xiaomi 14T Pro mostrou um bom desempenho, apoiado por fortes resultados em termos de cor e toque. Em 6.ª posição no ranking premium, tem à sua frente o Google Pixel 9, seguido do Samsung Galaxy S24 (Exynos), do Google Pixel 8, do Samsung Galaxy S23 e do Samsung Galaxy S24 FE.

Segundo os testers, a reprodução de cor é exata na maioria dos ambientes de iluminação, estando adaptado para visualizar vídeos HDR10 em condições de pouca luz e em interiores. É suave em todos os casos de uso, com um baixo nível de cintilação.

A luminosidade do ecrã, em condições interiores, está em linha com os seus concorrentes do segmento premium, como o Samsung Galaxy S24 (Exynos) e o Google Pixel 9, e o nível muito baixo de cintilação do ecrã proporcionou uma experiência de leitura confortável, explica a DXoMark. No entanto, no exterior, os níveis de luminosidade ficaram aquém dos outros. Como resultado, a legibilidade foi limitada, particularmente sob a luz do sol.

Veja na galeria imagens do Xiaomi 14T Pro:

O desempenho da cor do ecrã foi bom. Na maioria dos ambientes de iluminação, o modo natural oferecia uma reprodução de cores precisa, enquanto o modo de cor predefinido (vívido) proporcionava uma experiência agradável.

A renderização de vídeo e o contraste do 14T Pro foram adaptados em ambas as condições de iluminação testadas, garantindo uma experiência de visualização confortável.

O Xiaomi 14T Pro proporcionou uma experiência suave para todos os casos de uso. Além disso, o tempo médio de resposta está entre os melhores da sua categoria. Tanto o Xiaomi 14T Pro como o 14T enquadram-se no segmento premium, e as suas pontuações gerais de visualização foram muito próximas.