A Xiaomi tem vindo a  reforçar a sua posição no mercado português e no segundo trimestre ficou no segundo lugar no top de vendas, com  29% de quota em unidades. Num mercado próximo da estagnação, Tiago Flores, diretor geral da Xiaomi em Portugal,  adiantou ao SAPO TEK que a empresa está a progredir de forma positiva e que existem boas perspectivas para o final do ano, onde espera que o Xiaomi 14T tenha um contributo importante, representando 10% das vendas.

“Temos uma expectativa grande em relação ao Xiaomi 14T que é um ponto de viragem num segmento que tem um contributo muito positivo no negócio em Portugal, destacando-se pelas câmaras com lentes Leica, as especificações de topo e um preço justo”, explica.

Xiaomi passou Apple na venda de smartphones em agosto e é nº2 global atrás da Samsung
Xiaomi passou Apple na venda de smartphones em agosto e é nº2 global atrás da Samsung
Ver artigo

O modelo Xiaomi 13T foi considerado um sucesso de vendas, duplicando os números do Xiaomi 12T, e o diretor geral da empresa em Portugal diz a aposta nas especificações técnicas do novo Xiaomi 14T, com as lentes ópticas Summilux da Leica, carregamento rápido e ferramentas de IA vai ajudar a diferenciar a proposta da Xiaomi neste segmento.

“Com estas propostas vamos reforçar a nossa posição neste segmento que é muito relevante para a Xiaomi”, sublinha Tiago Flores.

A somar a isto a Xiaomi Portugal fez uma proposta promocional no pré lançamento do Xiaomi 14T, com a oferta de uma TV Max Xiaomi de 50 ou 55 polegadas que esgotaram rapidamente.

Para o responsável pelo negócio em Portugal, as ferramentas de Inteligência Artificial já começam a ser um argumento de vendas. “Ainda estamos no início daquilo que é visível para o consumidor na utilização do dia a dia”, adianta, lembrando que a IA já era usada para optimizar muitas das funcionalidades dos equipamentos, da fotografia e vídeo à gestão da bateria, mas que agora tem uma aplicação nas tarefas do dia a dia. "Muitas pessoas já se habituaram a usar a IA e os modelos de linguagem e estão a integrar isso nas suas rotinas diárias".

Mais dobráveis Xaiomi a caminho do mercado internacional

Na IFA a Xiaomi lançou o seu novo Mix Flip, o dobrável de bolso que chega às lojas pelo preço de 1,299,99 euros. O smartphone tira partido de um ecrã exterior que ocupa a totalidade da capa e pode ser personalizado com widgets adaptados à dimensão do display de 4 polegadas, contando com várias animações coloridas.

Veja as imagens do Mix Flip na pré apresentação a que o SAPO TEK teve acesso

O Mix Flip traz muita inovação e é um teste ao mercado, com todo o ADN da Xiaomi”, afirma Tiago Flores, sublinhando que este é um segmento em crescimento e que existe muito entusiasmo em relação a estes modelos. Na China a Xiaomi também lançou o Mix Fold 4 mas este modelo não foi ainda lançado nos mercados internacionais. Tiago Flores adianta porém que isso pode estar próximo.

“Queremos trazer toda a linha de dobráveis Mix no próximo ano”, afirmou durante a entrevista.

O crescimento da oferta da Xiaomi vai fazer-se também em outras áreas, em especial no que a marca designa como ecossistema IoT, entre os tablets, os smartwatches e bandas inteligentes, assim como na TV e outros eletrodomésticos.

A gama de produtos fora do segmento dos smartphones tem já um peso de cerca de 30% na faturação da Xiaomi Portugal e em 2023 registou um crescimento de 17% nas vendas, mas algumas categorias tiveram crescimento mais forte, como os aspiradores que cresceram 50% e wearables que aumentaram em 20%.

Na IFA a Xiaomi anunciou também o reforço destas categorias, com novos relógios Xiaomi Watch 2 e a Smart Band 9, a TV Max 100 e 85 polegadas 2025 e o aspirador Xiaomi Robot Vacuum X20 Max, Xiaomi Robot Vacuum X20 Pro. 

“Temos amplificado a marca em todas as categorias e temos mais do dobro dos produtos no nosso portfólio do que no ano passado”, justifica o diretor geral para Portugal, sublinhando que toda a gama traz mais inovação, tecnologia e usabilidade.

Adianta ainda que há mais produtos e categorias a caminho, embora o carro Xiaomi SU7 não esteja por enquanto nos planos para o curto prazo nos mercados internacionais. Mesmo assim a visão Human+Car+Home está subjacente a toda a estratégia e o objetivo é ter o ecossistema mais abrangente em todas as áreas.