Smartphones, auriculares wireless, routers e outros equipamentos para a mobilidade estão no TEK Notícias que acompanha as novidades do mundo tecnológico e das principais fabricantes
O primeiro iPhone dobrável deverá assemelhar-se a um iPad mini, com um ecrã interno de 7,76 polegadas, mas problemas na produção podem limitar o stock disponível até meados de 2027.
A crise das memórias está a agitar o mercado e promete durar. A IDC acredita que os fabricantes têm pouca (ou nenhuma) margem para absorver a subida de preços. Smartphones e PCs vão ficar mais caros e a inovação mais lenta.
Ao longo dos últimos meses têm surgido rumores que dão conta da entrada da Apple no mercado dos dobráveis e do lançamento de uma edição para assinalar o 20º aniversário do iPhone. Agora, nova informação revela mais detalhes sobre os planos da gigante de Cupertino.
A escassez de componentes e o aumento dos custos de fabrico obrigam à revisão em baixa das previsões de envios globais e a um aumento de preços. E serão os modelos mais acessíveis que vão sofrer o maior impacto.
Os óculos inteligentes da Meta ganharam uma atualização concebida para ajudar os utilizadores a ouvir melhor quando estão em ambientes barulhentos, como um restaurante movimentado ou nos transportes públicos.
Os especialistas da iFixit reconhecem que as tecnologias de arrefecimento usadas no RedMagic 11 Pro são inovadoras, mas o smartphone não se destaca pela reparabilidade, alcançando uma pontuação de apenas 3 em 10.
Segundo novos rumores, a Apple está a trabalhar com a LG e com a Samsung para desenvolver o ecrã que será usado no modelo comemorativo do 20º aniversário do iPhone.
Depois de ser revelado na China, acompanhado pela “família” Mate 80, o Mate X7 da Huawei vai chegar a mais mercados internacionais, incluindo à Europa no primeiro trimestre de 2026.
O dispositivo com bateria de longa duração permite gravar ideias instantaneamente com um único botão, processando tudo localmente sem subscrições ou ligação à internet.
O Pocket Play, o primeiro smartphone de gaming da Ayaneo conta com um design que faz lembrar o Sony Xperia Play, com controlos físicos de jogo integrados, que ficam escondidos num ecrã deslizante. Para já, a marca ainda não avançou mais detalhes sobre as especificações.
O novo smartphone finlandês com sistema operativo europeu Sailfish OS, que vai ser montado em Salo, na antiga fábrica da Nokia, ultrapassou as 2.500 unidades no fim de semana de lançamento.
O convite da Motorola para a CES 2026 é sugestivo e está a deixar no ar a ideia de que a marca vai lançar mais um dobrável, desta vez com design tipo livro.
Depois de lançar uma versão do Phone (2a) Plus feita pela comunidade para a comunidade, a Nothing volta a apostar num modelo que reúne as melhores ideias dos seus fãs. O Phone (3a) Community Edition vai estar disponível por 379 euros a partir de 12 de dezembro.
Previsões da IDC apontam que o mercado de dobráveis pode crescer 10% em 2025, com 20,6 milhões de unidades a serem enviadas para as lojas. As perspetivas para o próximo ano são de crescimento acelerado, com o Galaxy Z Trifold da Samsung, mas também com o muito aguardado iPhone dobrável.
Em novembro, a Motorola declarou guerra aos ultrafinos com o Edge 70. O smartphone acaba de ganhar uma nova versão exclusiva, “vestida” a rigor com a cor do ano 2026 da Pantone e decorada com cristais Swarovski.
O ZTE Nubia M153 integra a IA Doubao da ByteDance com um sistema operativo Android para garantir que agentes inteligentes sejam capazes de executar todo o tipo de tarefas complexas através de comandos de voz.
O modelo de iPhone compacto lançado em 2016 entrou para a lista de produtos obsoletos da marca, ditando o fim do suporte oficial de hardware e reparações para os seus utilizadores.
Foi através de um vídeo discreto que a Samsung oficializou o lançamento do Exynos 2600, o seu primeiro chip fabricado internamente a 2nm, e que deverá ser utilizado em modelos da futura família Galaxy S26.
A Apple e o iPhone 17 são as estrelas do último trimestre do ano no mercado de smartphones, que vai fechar 2025 a crescer mais do que o previsto. Mas as boas notícias acabam em 2025, 2026 será “desafiante” para a indústria, diz a IDC.
Este Natal, a escolha de presentes tecnológicos pode ser mais do que um gesto simbólico: pode ser uma forma de preparar a empresa para um ano de 2026 mais ágil, conectado e humano.
Os novos smartphones prometem autonomias nunca vistas, com baterias que superam os 7.000 mAh graças à tecnologia de Silício-Carbono. Mas se comprar um dispositivo em Portugal e outro na China, o mais certo é verificar que o modelo europeu tem uma bateria mais pequena. Descubra o porquê.
O topo de tabela do AnTuTu de novembro confirma o que muitos "temiam": a Qualcomm continua a liderar com o seu Snapdragon 8 Elite Gen 5. Mas a MediaTek não dá descanso, tendo tomado controlo do segmento de gama média.
O Galaxy Z TriFold vai chegar primeiro à Coreia do Sul, com uma data de lançamento marcada para o dia 12 de dezembro. Além da Coreia do Sul, a Samsung planeia lançar o smartphone noutros mercados, incluindo nos Estados Unidos, onde deverá chegar no primeiro trimestre de 2026.
Segundo a consultora Counterpoint Research, a Apple prepara-se para destronar a Samsung pela primeira vez em 14 anos, graças ao sucesso do iPhone 17, e do ciclo de substituição pós-COVID que se tem verificado.