O lançamento do iOS 18.2 trouxe vários “reforços” ao sistema operativo do iPhone e do iPad. Embora boa parte da atenção esteja centrada nas novas funcionalidades relacionadas com a Apple Intelligence, esta versão inclui um conjunto de melhorias e ferramentas que vão além da IA, abrangendo recursos práticos e ajustes na utilização.

Uma das novidades mais práticas é a possibilidade de partilhar a localização de AirTags ou acessórios compatíveis com a rede Find My. Agora, é possível criar um link que pode ser enviado a amigos, familiares ou até companhias aéreas, permitindo que localizem itens perdidos, mesmo em dispositivos que não sejam da Apple.

Apple acelera para ter Siri LLM que rivalize com modelos de IA como o ChatGPT
Apple acelera para ter Siri LLM que rivalize com modelos de IA como o ChatGPT
Ver artigo

Os utilizadores dos modelos mais recentes, como o iPhone 16, terão acesso a melhorias na funcionalidade Camera Control, incluindo a opção "Require Screen On", que exige que o ecrã esteja ativo para abrir a app da câmara, prevenindo ativações acidentais. Além disso, a nova possibilidade de travar a exposição automática e o foco automático ao pressionar levemente o botão de controlo da câmara promete facilitar o uso em situações em que sejam necessários ajustes rápidos.

No domínio multimédia, a aplicação Fotos recebeu ajustes significativos. Os vídeos passam agora a ocupar todo o ecrã automaticamente, eliminando as margens espessas que caracterizavam versões anteriores. Outra melhoria desejada é o regresso do controlo de volume ao ecrã bloqueado, permitindo ajustes rápidos sem necessidade de desbloquear o dispositivo.

A aplicação Mail também foi atualizada, introduzindo categorias que organizam emails em seções como "Primário", "Transações", "Atualizações" e "Promoções". Estas divisões facilitam a navegação, especialmente para utilizadores que lidam com grandes volumes de mensagens. Além disso, o Safari agora permite acompanhar o progresso de downloads diretamente no ecrã bloqueado, com suporte à funcionalidade Dynamic Island nos modelos mais recentes.

Rumores sobre novo chip e chegada do ChatGPT ao iOS reforçam foco da Apple na IA
Rumores sobre novo chip e chegada do ChatGPT ao iOS reforçam foco da Apple na IA
Ver artigo

Uma mudança esperada há muito tempo foi a adição de uma secção para gerir aplicações predefinidas no menu de definições. Embora inicialmente planeada para cumprir exigências regulatórias na União Europeia, a funcionalidade já está disponível nos Estados Unidos e permite aos utilizadores selecionarem apps não-Apple como predefinição para emails, navegação e outros.

Para músicos e criadores de conteúdo, o iOS 18.2 traz a capacidade de criar gravações de voz sobrepostas nos modelos iPhone 16 Pro. Este recurso possibilita gravar camadas vocais sobre faixas instrumentais tocadas diretamente no dispositivo, sem necessidade de auscultadores.

Veja na galeria imagens do iOS 18

Outra novidade útil é a funcionalidade para estimar o tempo de carregamento da bateria, que avisa quanto tempo será necessário para atingir um nível de carga específico. Também há uma nova opção que permite limitar o volume máximo do som do iPhone, sendo uma adição prática para contextos familiares ou ambientes sensíveis a ruídos.

iOS 18.2 está mesmo quase aí. E com mais inteligência da Apple
iOS 18.2 está mesmo quase aí. E com mais inteligência da Apple
Ver artigo

Resumo das principais novidades do iOS 18.2:

  • Partilha de localização de AirTag: Agora é possível partilhar a localização de AirTags com amigos, família ou companhias aéreas através de um link, acessível até por dispositivos não-Apple
  • Controlo da câmara com ecrã ativo: Nos iPhones 16, o botão da câmara só ativa a aplicação se o ecrã estiver iluminado, evitando ativações acidentais
  • Bloqueio AE/AF: Permite bloquear a exposição e o foco automático pressionando ligeiramente o botão da câmara
  • Vídeos em ecrã inteiro: No Fotos, os vídeos ocupam todo o ecrã, eliminando bordas indesejadas
  • Espelhamento com hotspot: É possível usar a funcionalidade de espelhamento enquanto partilha a internet com o Mac
  • Volume no ecrã bloqueado: O controlo de volume no ecrã bloqueado está de volta, disponível nas definições de acessibilidade
  • Gestão de apps padrão: Uma nova secção nas definições permite escolher apps padrão para navegador, email, entre outras
  • Categorias no Mail: Emails são organizados automaticamente
  • Estimativa de carregamento: Notificações indicam o tempo necessário para alcançar um nível de carga específico
  • Limite de volume: É possível definir um limite máximo para o volume do altifalante integrado.
  • Camadas em memorandos de voz: Os iPhones 16 Pro suportam gravações em camadas, permitindo sobrepor voz e instrumentos
  • Visual Intelligence no controlo da câmara: Nos iPhones 16, a câmara utiliza inteligência visual para reconhecer objetos e locais, oferecendo acesso rápido ao Google Search ou ao ChatGPT.
  • Digest View no Mail: Os emails de um remetente são agrupados numa única visualização para navegação fácil
  • Navegação melhorada no Fotos: Possibilidade de avançar ou retroceder em vídeos frame a frame, desativar reprodução automática e limpar históricos de visualização e partilha
  • Personalização do Safari: Novas imagens de fundo para a página inicial e funcionalidade para importar/exportar dados de navegação
  • Categorias Favoritas no Podcasts: Escolha categorias favoritas e obtenha recomendações personalizadas na sua biblioteca.

A estas funcionalidades do iOS 18.2 juntam-se outras diretamente relacionadas com a Apple Intelligence, já conhecidas, como a Image Playground, que permite criar imagens divertidas com conceitos e descrições da biblioteca de fotos ou a opção Genmoji, para a criação de emojis personalizados.

Além disso, o ChatGPT passa a estar integrado na assistente Siri e nas Writing Tools, permitindo compor textos e obter respostas diretamente. Também é possível usar a funcionalidade Image Wand para transformar rascunhos e notas em imagens.

De notar que nem todas as funcionalidades do iOS 18.2 estão disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple, avisa a fabricante. Algumas opções, como o teste auditivo com os AirPods Pro, estão limitadas a países específicos ou modelos mais recentes.