A Apple e a Bird estão a trabalhar para simplificar o aluguer de trotinetes. Em breve, os utilizadores de iOS poderão recorrer ao NFC do Apple Pay para desbloquear e pagar trotinetes da Bird sem terem de descarregar qualquer outra app para o efeito. Com este novo sistema, a transação comercial é efetivada através de um simples toque entre o iPhone e a scooter.

A novidade foi revelada por Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple para os serviços online, na Transact, uma conferência, que decorreu em Las Vegas, sobre o mercado dos pagamentos digitais. Bailey adiantou ainda que a gigante norte-americana está a trabalhar numa outra parceria semelhante, desta feita com uma empresa de parques de estacionamento, chamada PayByRide.

tek apple nfc

Atualmente, para alugar uma trotinete da Bird, o utilizador tem de ter a aplicação da empresa, encontrar a trotinete mais perto e fazer scan ao código QR da mesma para a desbloquear. Com este novo sistema, a Apple corta vários passos, sendo que passa a ser possível completar todo este processo com um simples toque no aparelho.

Para poder utilizar este sistema, terá de ter Apple Pay e um iPhone com NFC (iPhone 7, 8 ou X). Terá de ter 18 anos ou mais e terá de aceitar os termos de utilização da Bird. Para agilizar o processo, pode simplesmente tocar com o smartphone na scooter para dar início à sequência de autorizações. Ainda não é claro que o sistema venha a estar disponível em Portugal, pelo menos numa primeira fase.

Na última edição da Transact, Bailey disse que o objetivo da Apple passa agora por derrubar obstáculos que dificultem o dia a dia dos utilizadores, especialmente na realização de tarefas simples que se querem mais ágeis. Ao introduzir atalhos e sensores NFC, a empresa espera concretizar uma visão mais abrangente que em muito se deve basear a iniciativas e parcerias como esta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.