Há fotografias privadas de celebridades a circular na Internet. Esta tem sido possivelmente a notícia do dia não só pelo grande número de pessoas afetadas – cerca de 100 -, mas porque está a expor como nunca a vida privada de alguns artistas.



Mas o que terá provocado este vazamento de conteúdos? De acordo com o Engadget, uma falha no serviço Find My iPhone – que permite localizar o telemóvel da Apple a partir de um computador, por exemplo – pode estar na origem deste caso de grandes proporções.



Explica a publicação que no dia anterior à publicação online das fotografias e vídeos dos famosos – que terá acontecido ainda no domingo - um programador publicou no GitHub o código fonte de uma ferramenta que permitiria explorar o Find My iPhone através de brute force: um sistema tenta descobrir a password o utilizador através de diversas tentativas.



O próprio autor da ferramenta admitiu que a mesma pode ter sido usada para os ataques entretanto divulgados na imprensa internacional – o GitHub é um repositório de código aberto.



Depois da palavra-passe o programador em causa só precisaria do email da dita pessoa para ter acesso a mais funcionalidades e dados. E a partir desse endereço – que neste caso terá pertencido a uma celebridade – seria possível descobrir endereços de outras celebridades e executar o mesmo tipo de ataque.



Entretanto a Apple ainda não se pronunciou sobre o caso – numa primeira versão dizia-se que a falha estaria relacionada com o iCloud. Mas o que a tecnológica de Cupertino já fez foi atualizar o serviço Find My iPhone para que não seja vulnerável a ataques do tipo brute force.



Até que a marca da maçã faça algum comentário, tudo não passa de especulação e rumores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico