A Apple anunciou que os utilizadores de smartphones iPhone 5 devem fazer uma atualização crítica ao sistema operativo (SO) dos dispositivos. O prazo máximo para fazê-la é até 3 de novembro deste ano, caso contrário perderão o acesso a funções que requerem que o equipamento apresente uma hora e data corretas, tal como a App Store, a iCloud, o email e a navegação online.

Tal como indica a empresa da maçã numa publicação na sua página de ajuda, a decisão surge após ter descoberto, a 6 de abril, que um problema na funcionalidade GPS. O “GPS Rollover” estava a afetar a forma como os dispositivos apresentam a hora e a data, tendo implicações no funcionamento dos equipamentos.

A gigante tecnológica alerta que, depois da data indicada, quem ainda não tiver atualizado para a versão 10.3.4 do SO terá de realizar uma cópia de segurança e restaurar o seu smartphone utilizando o computador, quer seja Mac ou PC. De acordo com o portal 9To5Mac, alguns utilizadores do modelo de smartphone já começaram a receber notificações de alerta.

Notificação de atualização recebida por utilizadores de smarphones iPhone 5
créditos: 9To5Mac

Segundo dados lançados recentemente pela empresa, apenas 9% de todos os equipamentos da Apple ainda funcionam com versões anteriores ao iOS 13. Assim sendo, a Apple está também a alertar os utilizadores de modelos de iPad de primeira, segunda ou terceira geração e do iPhone 4S para efetuarem uma atualização ao SO dos seus dispositivos, desta vez para a versão 9.3.6 do iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.