
As funcionalidades do Apple Intelligence continuam a chegar a conta-gotas ao iPhone e iPad e a empresa da maçã já descartou para esta geração do sistema operativo as novidades que tornariam o assistente Siri mais inteligente, apontando agora para 2026. A grande novidade da mais recente atualização, o iOS 18.4, acaba por ser a sua chegada oficial à Europa, um atraso de muitos meses devido às regras impostas pela União Europeia.
Na nota publicada pela Apple, o sistema operativo do iPhone, mas também o iPadOS 18.4 e MacOS Sequoia 15.4 foram atualizados com novos idiomas para o Apple Intelligence, incluindo o francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, coreano, chinês simplificado, assim como a localização do inglês para Singapura e Índia. Quanto ao português, terá de se contentar com a versão do Brasil.
A Apple refere que na União Europeia ficou disponível o Apple Intelligence, mas apenas nos equipamentos iPhone e iPad, não mencionando o Mac, apesar da atualização do seu sistema operativo.
Como novidade, a atualização estreia o sistema de Notificações Prioritárias, que utiliza a inteligência artificial para ajudar os utilizadores a manterem-se atentos às mensagens que sejam urgentes. As notificações prioritárias são arrumadas num cartão no topo da pilha no ecrã principal. Por exemplo, mensagens de WhatsApp que refiram uma data, um convite que requeira uma resposta urgente, a hora definida para uma entrega em casa, etc.

O sistema Image Playground foi atualizado com um novo estilo Sketch, permitindo aos utilizadores fazer imagens em forma de rabiscos. No Mac, pode criar uma memória de um filme apenas escrevendo a sua descrição. O Apple Vision Pro ganhou novas funções inteligentes, tais como rever, reescrever e criar sumários de texto através das ferramentas de escrita apoiadas pelo ChatGPT. Os óculos de realidade mista ganham ainda o acesso Image Playground para ajudar a expressarem-se, assim como a criação de emojis personalizados no Genmoji.
A aplicação Photos foi também atualizada com novos filtros para mostrar ou esconder imagens que não pertencem a nenhum álbum ou que sejam sincronizadas com o PC e Mac. Há novas formas de reorganizar os itens por tipos de ficheiros. Finalmente foi adicionada a possibilidade de listar na galeria de fotos as mais recentes ou antigas, assim como por data de modificação. As coleções de imagens vistas recentemente ou partilhadas podem ser desligadas nas opções.
Para além das funcionalidades, a Apple fez algumas correções e melhorias, nomeadamente a introdução de oito novos emojis. Foi melhorado o sistema de sugestões de pesquisa do Safari. O assistente de configuração ajuda os pais a criar contas para crianças e introduz as definições pré-definidas para a sua idade. A App Store inclui agora sumários das análises dos utilizadores para oferecer mais informação sobre as aplicações. Quando faz pausa e depois resume o download de uma aplicação já não perde o progresso feito.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários