A Apple acaba de lançar uma atualização para a Quick Look, a sua ferramenta de realidade aumentada apresentada em 2018. Com este update, o sistema passa a permitir a utilização de um iPhone, ou de um iPad, para concretizar a compra de um produto em realidade aumentada.

A Quick Look já disponibiliza pré-visualizações de produtos em AR, para que os utilizadores possam estimar o seu tamanho e aspecto de forma mais realista. Mas a imprensa internacional adianta que estes modelos tridimensionais podem ser agora acompanhados por um botão de compra para que a aquisição seja finalizada na própria plataforma, uma funcionalidade que está a ser disponibilizada gradualmente e que ainda não se sabe se chegará a todos os mercados.

iPhone 11 Pro Max : Câmara para selfies chega ao top 10 da DxOMark, mas está longe de liderar
iPhone 11 Pro Max : Câmara para selfies chega ao top 10 da DxOMark, mas está longe de liderar
Ver artigo

O Quick Look foi lançado em 2018, juntamente com o ARKit 2. A funcionalidade permitiu às marcas que criassem modelos tridimensionais dos seus produtos para que os utilizadores pudessem ter uma ideia mais consistente da versão real do produto por que procuravam online. Na prática, se estiver a pesquisar por flores, ou por um centro de mesa, por exemplo, torna-se possível ver como ficaria o produto em cima da sua mesa de jantar; ou se um sofá cabe na sua sala.

Importa ainda mencionar que a Apple juntou também suporte para áudio espacial ao Quick Look. Isto significa que os modelos tridimensionais emitem agora os sons que reproduzem na realidade.