A Apple estará a dias de anunciar novos modelos da linha MacBook Pro. A informação está a ser avançada pela Bloomberg, que junta outras novidades aos anúncios de outono da Apple, com alegada data prevista de lançamento ainda no final deste mês ou no início de novembro. Na newsletter deste domingo, o habitualmente bem informado Mark Gurman, adianta igualmente que a empresa vai avançar com uma versão redesenhada do Mac Mini, um novo iPad e um iMac M4, durante as próximas semanas.
Sobre os alegados novos elementos da linha MacBook Pro, as fontes do jornalista indicam que vão ser de 14 e 16 polegadas. A primeira (de 14 polegadas) chegará às lojas com versões de entrada de gama e de topo, ambas com chips M4. O novo MacBook Pro de 16 polegadas será posicionado na gama alta do mercado.
A Bloomberg tem vindo a insistir na iminência do lançamento de uma nova versão do Mac Mini (que já tinha associado ao evento de apresentação do novo iPhone em setembro, o que não se confirmou). Segundo a publicação, o novo Mac Mini, que também deverá integrar o chip M4, será tão pequeno como uma box da Apple TV.
Logo no início do ano, a Apple terá mais novidades na calha, e deverá lançar novos MacBook Air de 13 e 15 polegadas, igualmente equipados com o chip M4, um novo iPad Air e um novo iPhone SE, acrescenta-se.
Mark Gurman garante ainda que as primeiras funcionalidades da Inteligência da Apple, uma das estrelas (adiadas) do novo iPhone, começam a ser disponibilizadas no dia 28 de outubro. Se for verdade, isso significa que essa será a data de lançamento da versão 18.1 do iOS - a primeira atualização do iOS 18, mas também alegadamente do iPadOS 18.1 e do MacOS Sequoia 15.1.
Neste primeiro leque de novidades do software, potenciadas por inteligência artificial generativa, vão estar ferramentas para redigir textos, fazer resumos e verificar possíveis erros. Também vai ser possível resumir notificações de mensagens, mail e de outras aplicações. Quando receber uma mensagem ou email, o sistema vai sugerir respostas.
Os utilizadores vão ter também acesso a uma nova ferramenta de retoque de imagens, que permite "limpar" objetos, animais ou pessoas das imagens e com a ajuda da IA generativa preencher esses espaços vazios. Durante as chamadas, a IA do iOS passa a poder registar a conversa e fazer transcrições. Na aplicação Photos, o sistema será capaz de criar um filme de memórias a partir das fotografias. A Apple Intelligence é compatível com os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max, assim como com qualquer modelo de iPhone 16.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários