A empresa sueca tem uma aplicação que tira partido do potencial de realidade aumentada para que possa "experimentar" alguns dos seus produtos antes de comprar. A IKEA Place foi anunciado há cerca de uma semana e ficou hoje disponível para download na App Store da Apple nos Estados Unidos, estando prevista para a loja portuguesa só no dia 29 deste mês.

Para a utilizar é preciso "medir" o espaço usando a aplicação e depois escolher os produtos, que são apresentados em formato 3D e projetados à escala, fazendo a tal "magia" de poder ver a estante, a secretária ou o sofá antes de o comprar e montar. A solução permite ainda ver a textura dos tecidos e a forma como a luz e a sombra incidem sobre a peça.

A IKEA avisa que a eficácia não é de 100%, mas anda perto, rondando os 98%. Na base da aplicação está a tecnologia ARKit da Apple e nesta primeira fase estão disponíveis os produtos de maior dimensão, especialmente os desenhados para a sala de estar, como sofás, poltronas, bancos e mesas de apoio, num total de cerca de 2 mil produtos.

A app é gratuita e pode ser descarregada na App Store, mas exige o iOS 11 instalado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.