O assistente de utilização que nos é mostrado assim que terminamos a instalação da Cardiio, uma app gratuita para iOS, é a de que o nosso equipamento móvel “está prestes a transformar-se num poderoso biosensor”. Não será caso para tanto, mas o que é certo é que esta aplicação permite medir, registar e partilhar a frequência cardíaca.

Em conjunto surgem dicas e informações pertinentes face à nossa atividade do momento, bem como sugestões de exercícios e outras ações que permitem ir acompanhando o progresso na tão desejada “missão” de estar em forma e de saúde, dizem os criadores da Cardiio.

A app é capaz de analisar a quantidade de vezes que o nosso coração bate de duas formas, apesar de não conseguirmos perceber se a medição é ou não tão fiável quanto um exame médico. Parece ser bastante acertada, por assim dizer, pelo menos quando comparada com o resultado obtido com a mesma funcionalidade do Samsung Galaxy Note 4.

Tudo o que temos a fazer é colocar o dedo em frente à câmara traseira do smartphone, ou então fazer com que o nosso rosto “encaixe” num determinado espaço no ecrã e deixar-se analisar pela câmara frontal. Terminada a medição, há um pormenor interessante: na secção 'Ideias' é possível introduzir o nosso peso e idade, o que faz com que a app indique qual o nosso estado de forma física atual, em função da frequência cardíaca registada em repouso ou em movimento. E depois compara-nos com algumas personalidades do mundo do desporto… David Beckam foi quem surgiu durante os nossos testes como atleta com quem temos semelhanças em termos de batimentos cardíacos, por exemplo.  

Mas há muito mais a explorar em Cardiio, como o treino de sete minutos que a app sugere, com base em 12 exercícios que devem ser executados em 30 segundos cada, com dicas áudio a servirem de apoio constante.

A Cardiio permite ainda partilhar qualquer dado obtido nas redes sociais, ao mesmo tempo que apresenta muitos dados e informações estatísticas de elevado interesse para quem gosta de desporto e de manter uma boa forma física.

E os responsáveis pela app dizem mesmo que a “tecnologia utilizada baseia-se em pesquisas e ciências tecnológicas desenvolvidas no MIT Media Lab”. A cardiio é uma app que está disponível gratuitamente para iPhone e iPad. A atualização para a versão Pro acrescenta algumas funcionalidades extra e custa 6,99 euros. Dos mesmos programadores encontramos ainda a app Super 7 Minute Workout Routine

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.