Não conseguir descansar bem à noite e ter pesadelos pode ser uma realidade para pessoas com transtorno de stress pós-traumático (TEPT). No entanto, estes doentes contam agora com uma “ajuda extra”: uma app para o Apple Watch que melhora a qualidade de sono. A aplicação Nightmare aciona uma vibração para interromper o pesadelo sempre que o deteta, sem, à partida, acordar quem está a dormir, e foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), a agência federal de saúde dos Estados Unidos da América.

No site da app, a empresa deixa claro que a app monitoriza o utilizador apenas enquanto dorme. A Nightmare recolhe de forma contínua dados de frequência cardíaca, da vibração do corpo humano e do movimento, através do Apple Watch, para calcular os níveis de stress. Se o stress exceder um determinado limite, a app intervém com vibração.

App Nightmare

Através dos dados recolhidos, o equipamento é capaz de perceber quando é que o utilizador está a ter um pesadelo. Sempre que isso acontecer, o Apple Watch vibra para interromper o pesadelo mas sem acordar o utilizador. Se a app “abusar” na vibração e acordar a pessoa, esta adapta-se ao tratamento de cada indivíduo e da próxima vez, o seu vibrar não será tão forte.

Até 10 dias de aprendizagem para ajudar os utilizadores a dormirem melhor

A ideia é que a app analise e memorize o padrão de sono do utilizador durante os primeiros dias, por norma menos de 10. Depois da fase de aprendizagem, o Apple Watch passa a detetar de forma recorrente a frequência cardíaca e os movimentos da pessoa.

Numa altura em que existe acompanhamento médico para o TEPT, a app permite que os profissionais de saúde tenham um acesso fácil aos dados recolhidos. Toda a informação fica guardada num serviço de cloud seguro, de acordo com a empresa.

A Autorização da FDA surge pouco tempo depois do lançamento dos novos smartwatches da empresa da maçã. Para além de ter revelado em setembro o Apple Watch Series 6 por 439 euros, com um novo sistema de monitorização de sono, a Apple apresentou também o Apple Watch SE, um modelo mais acessível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.