Energy Cat é uma aplicação desenvolvida desde 2015 por 30 investigadores internacionais e inclui uma equipa portuguesa do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). O objetivo é ensinar às pessoas como poupar e reduzir o consumo de energia das habitações, através de atividades lúdicas, dicas e sugestões, que são apresentadas em formato de missões de um jogo.

O que distingue esta aplicação é estar conectada ao consumo real das casas, permitindo aos utilizadores analisarem, em tempo real, o consumo energético das suas habituações e atuar mediante o feedback proposto pelo jogo. As reduções de energia aplicadas são traduzidas em pontos, aumentando de seguida a exigência do jogo.

O projeto já foi testado no Reino Unido e já foram identificadas 90 casas que reduziram uma média de 5% do consumo energético. Os investigadores consideram o resultado promissor no alerta da necessidade da mudança dos hábitos de consumo.

O protagonista do jogo é um gato, que tem como missão observar as rotinas do seu dono e vizinhos, contribuindo para a melhoria dos maus hábitos. Segundo Luis Miguel Pinho, responsável pela equipa portuguesa no projeto, estão disponíveis dois modos de jogo, tendo o primeiro como objetivo melhorar a casa dos jogadores, utilizando os pontos amealhados ao longo da partida para adquirir eletrodomésticos mais eficientes e melhorar o isolamento.

No segundo modo são apresentados problemas ao jogador que os terá de resolver, como se fossem missões. Entre os objetivos, o gato terá de obrigar o dono a tomar o banho mais rápido, desligar uma máquina, que tenha sido posta a trabalhar durante o período de faturação mais caro. Deverá ainda descobrir e analisar quais as casas dos vizinhos são energeticamente mais eficientes.

O jogo foi submetido a um concurso internacional que destaca os projetos mais inovadores na área da energia sustentável. Pode fazer o download do Energy Cat para os dispositivos iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.