O popular website que regista as falhas de serviços e aplicações, Down Detector, tem sido inundado com queixas de diversas apps populares para iOS que deixaram de trabalhar ou com problemas de utilização desde esta quarta-feira, entre elas o Spotify, o TikTok, SoundCloud, The New York Times, Pinterest, Waze, o Tinder, e outras. Mas a culpa não é das respetivas apps, mas sim do sistema de autenticação do Facebook para os dispositivos da Apple.

A situação foi reportada no portal da comunidade de produtores do Github, onde é referido que o problema está relacionado com uma atualização do software de desenvolvimento (SDK) do Facebook ligado à autenticação dos utilizadores. Alguns produtores referem que a sua aplicação está sempre a bloquear nos servidores públicos, outros mencionam que a app deixa de funcionar, com ou sem autenticação do Facebook. Outro utilizador refere que não conseguia correr uma nova instalação do Spotify, mesmo sem se conectar.

Segundo o Business Insider, um colaborador do Facebook referiu que o problema já tinha sido corrigido, embora demorasse algum tempo a fazer efeito. A empresa assumiu depois a culpa, explicando que uma nova versão do Facebook incluiu uma mudança que originou os problemas de acesso a algumas aplicações assentes no SDK para iOS e que essa funcionalidade em conflito foi desligada.

No entanto, ainda que “aliviados” pelo despiste da fonte que afetava o funcionamento das apps, os programadores continuam a reportar erros nas suas aplicações. “Quanto tempo devemos considerar normal esperar? Continuamos com problemas na nossa aplicação”, escreveu um dos utilizadores do GitHub.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.