Apesar de ultrapassadas tecnologicamente, as câmaras descartáveis fazem parte de um grupo de aparelhos que o saudosismo e a fidelidade à arte da fotografia não deixam morrer. Embora apresentem os seus handicaps face a outro tipo de produtos semelhantes, a experiência de utilização e o resultado da fotografia analógica ainda é um fenómeno apelativo para muitos dos entusiastas do ramo. A Gudak sabe-o e face ao leque de possibilidades que as novas tecnologias oferecem, decidiu tentar reproduzir a experiência no iPhone.
Através de uma app - a Gudak -, o utilizador pode transformar o seu telemóvel numa tradicional câmara descartável com todos os "senãos" a que teria direito caso utilizasse uma câmara real: o rolo só permite registar 24 fotografias (por dia, neste caso), a pré-visualização da imagem só é possível através de um viewfinder e as fotografias demoram três dias a ficar prontas.
Os resultados também se aproximam daquilo que obteria com uma descartável real, evidenciando os chamados "light leaks" e ruído.
A app ainda só está disponível para iOS e custa 1,09 euros.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários