O cálculo da Páscoa está ligado às fases da Lua, como foi definido no século IV no Concílio de Niceia, sendo marcado para o primeiro domingo  a seguir à primeira Lua Cheia depois  do Equinócio da Primavera no hemisfério Norte. Este ano a Lua cheia pascal é também designada como Lua Rosa, mas o fenómeno não está ligado a nenhuma coloração específica do satélite natural da Terra e sim a um nome usado nos países anglo-saxónicos que se refere à erva musgo rosa, uma planta nativa do Leste dos Estados Unidos e que é uma das primeiras flores da primavera.

Ainda pode observar a Lua cheia até 23 de abril, quando começa a fase minguante, mas pode ficar a saber mais detalhes na aplicação Fases da Lua, atualizada com dados em tempo real. Há uma simulação em 3D e pode acompanhar o nascer e o pôr da Lua, assim como o nível de luminosidade. Para quem quer uma visão mais mística, há ainda indicações relacionadas com os ciclos do Zodíaco.

A app tem imagens da NASA e mostra como mudam as sombras nas crateras com a evolução das fases da Lua à medida que gira em torno da Terra.

A aplicação Fases da Lua está disponível para Android e iOS.