A Apple continua atrasada no que diz respeito à oferta de funcionalidades inteligentes nos seus equipamentos, quando comparada com a oferta da Samsung e outras fabricantes de equipamentos Android. O Apple Intelligence chegou este ano, à boleia do iOS 18, mas tem sido introduzido de forma faseada e nem sequer funciona ainda na Europa.

A integração do ChatGPT com o assistente Siri, o editor Genmoji e o Image Playground são novas funcionalidades introduzidas com a versão do sistema operativo 18.2. Mas isso significa também um aumento de espaço reservado para instalar as novas atualizações. Inicialmente, a Apple apontava para 4 GB necessário de armazenamento interno para as funcionalidades Apple Intelligence, mas como revela o Phone Arena, a mais recente atualização aumentou para 7 GB.

Veja na galeria imagens das funcionalidades do Apple Intelligence:

E isto quando ainda faltam novas funcionalidades de IA, que devem chegar ao equipamento durante o ano através das atualizações do iOS e com isso, obrigando a reservar mais espaço. O aumento de espaço do sistema operativo, alocado à inteligência artificial, afeta sobretudo os modelos de iPhone 15 e iPhone 16 que tenham apenas 128 GB de armazenamento interno.

São contas que deve fazer quando opta por adquirir um novo modelo da Apple, uma vez que com 128 GB, o sistema operativo já aloca uma quantidade substancial de espaço. E considerando que as aplicações são cada vez maiores e mais complexas, as fotografias e vídeos têm maiores resoluções, logo ocupam mais espaço.

Provavelmente vai demorar menos tempo do que seria esperado até pensar em gerir o armazenamento interno. Nesse sentido, talvez deva considerar investir um pouco mais num modelo com pelo menos 256 GB para não ter problemas de espaço durante o ciclo de vida do equipamento.

O iPhone 16 obrigou a Apple a aumentar a memória RAM de 6 GB para 8 GB nos modelos de base e Plus para garantir o mínimo para correr o sistema Apple Intelligence. Apesar dos processadores dos anteriores modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus não serem compatíveis com a IA (apenas os modelos Pro), a falta de memória RAM também colocaria entraves à utilização da tecnologia nestes equipamentos.