A partir do dia 18 de dezembro, a Apple vai começar a bloquear o acesso e a apagar conteúdos das contas iCloud em dispositivos com versões muito antigas do iOS, nos dispositivos onde o sistema operativo corre, segundo informação detalhada pela empresa na página de suporte.
A medida, explica a empresa, “visa melhorar o alinhamento com os nossos requisitos mínimos de software publicados. Até esta data, poderá utilizar o serviço normalmente. Posteriormente, os seus dados de cópia de segurança serão eliminados”.
A decisão vai afetar quem ainda usa o iOS 8 (a versão lançada este ano é já a 18, por isso falamos de uma versão realmente antiga do software, que chegou ao mercado em 2014). Mais concretamente, podem avançar para o iOS 9 e versões posteriores do sistema operativo as versões 4S e posteriores do iPhone, iPad 2 e posteriores e iPod Touch a partir da quinta geração. Não conseguirá, quem tem modelos anteriores a estes.
Para continuar a fazer cópias de segurança do conteúdo nos dispositivos para a nuvem da Apple, os utilizadores do iPhone vão precisar de ter instalado, no mínimo, o iOS 9. Sem isso, deixará de ser possível aceder às cópias de segurança guardadas a partir do dispositivo e também não será possível fazer novas cópias de segurança. Para quem não tem nem consegue atualizar os equipamentos, pelo menos para o iOS 9, a alternativa (se quiser manter-se no ecossistema Apple) passa a ser fazer cópias manuais dos conteúdos que quer guardar. Pode chegar à opção via iTunes ou Finder.
Se tem um Mac, terá de ligar o iPhone, iPad, ou iPod ao equipamento. Carregue no ícone Finder e na opção geral. Aí deve escolher a opção Fazer cópia de segurança de todos os dados no iPhone para este Mac. Pode optar por proteger a ligação com uma password, para que a transferência seja encriptada. O seu Mac deve correr a versão Catalina ou posterior do macOS para que esta opção seja uma possibilidade.
Se tem uma versão mais antiga do MacOS, ou usa um PC com Windows, pode recorrer ao Apple Devices ou ao iTunes. O processo começa da mesma forma, com a ligação física entre os dois dispositivos, via USB. No PC, abra a opção Dispositivos Apple ou iTunes e carregue no botão Dispositivos. Use depois a opção Fazer cópia de segurança agora (abaixo da opção cópias de segurança).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários