A Netflix está a preparar-se para disponibilizar conteúdos de jogos no iOS, através da App Store. A oferta já foi lançada para Android, no início do mês, mas ainda não está acessível para quem usa o iPhone. A empresa já tinha dito que estava a trabalhar nisso, mas sem adiantar mais detalhes.

A Bloomberg escreve agora que o serviço de conteúdos vai dar acesso aos jogos via App Store, para contornar as restrições da Apple à agregação de jogos numa mesma plataforma.

A Netflix optará, assim, por disponibilizar os jogos através da loja de aplicações da Apple. O jogador poderá ver na app da Netflix os jogos que a plataforma tem disponíveis, mas não pode descarregá-los ou jogá-los a partir daí. Terá de o fazer a partir da App Store e jogo a jogo.

Netflix adquire o seu primeiro estúdio de videojogos
Netflix adquire o seu primeiro estúdio de videojogos
Ver artigo

Como sublinha o The Verge, esta opção também é válida para Android. O utilizador vê os jogos num separador dentro da app Netflix e depois é encaminhado para download no Google Play e para já funciona bem, até porque o número de jogos disponíveis é reduzido. Neste versão para Android, os jogos disponíveis no lançamento foram: Stranger Things: 1984, Stranger Things 3, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up.

Mas, se a Netflix decidir avançar para um serviço cloud, transformando o Netflix Games num serviço autónomo e com uma oferta abrangente de títulos, vai enfrentar o mesmo tipo de problemas que outros players com este tipo de ofertas.

Nesse leque estão empresas como a Microsoft, com o Xbox Cloud Gaming, ou o Facebook, que acabaram por conseguir chegar a quem usa iPhone ou iPad com aplicações que funcionam via browser.

Contra a pressão dos reguladores, Apple quer manter centralização de downloads no iPhone
Contra a pressão dos reguladores, Apple quer manter centralização de downloads no iPhone
Ver artigo

Recorde-se que as regras da Apple ditam que todos os jogos disponíveis na loja devem ser previamente revistos pelas equipas da empresa, algo difícil de aplicar numa plataforma que reúna centenas de jogos.

Por outro lado, a empresa limita fortemente a opção de redirecionar jogadores para fora do ambiente iOS, nomeadamente quando está em causa a possibilidade de fazer compras com um sistema de pagamentos que não o seu, opção que está completamente vedada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.