O sistema de comunicações de emergência por satélite que a Apple passou a integrar no iPhone 14 (Emergência SOS) já está disponível em alguns países europeus. França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido foram os primeiros países do velho continente a receber a novidade, disponível desde o mês passado mas num primeiro momento só nos Estados Unidos e no Canadá. No próximo ano, o serviço de comunicações de emergência chegará a um leque maior de países europeus.
A funcionalidade pode ser usada gratuitamente por quem tem um iPh0ne 14 e vem permitir comunicações de emergência, apoiadas em satélite, quando o utilizador está num local em que não disponha de conectividade através da sua rede móvel habitual, nem conseguia ligar-se a uma rede fixa através de Wi-Fi.
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A funcionalidade é ativada sempre que o utilizador tenta contactar os serviços de emergência pelos meios convencionais e não consegue. O equipamento devolve um questionário que vai reunir alguns dados importantes para caraterizar a situação antes de reportá-la.
As respostas serão depois encaminhadas para os serviços de emergência, via satélite, juntamente com dados de localização do utilizador, informação sobre a autonomia da bateria, altitude e dados médicos, se estiverem disponíveis. O utilizador pode também optar por avisar os seus contactos de emergência.
Em condições ideais, com uma visão direta do céu e do horizonte, uma mensagem poderá demorar cerca de 15 segundos a ser enviada. Já se o utilizador estiver debaixo de árvores até média folhagem, o envio poderá demorar até um minuto e sob florestas densas há mesmo o risco da comunicação por satélite ser díficil de obter.
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Para já a utilização deste novo serviço de emergência é gratuita e assim será durante os primeiros dois anos. A Apple ainda não detalhou que preços pretende aplicar a estas comunicações ao fim deste período.
Segundo a Reuters, a Apple terá já investido 450 milhões de dólares para desenvolver a infraestrutura de comunicações por satélite que vai suportar este serviço, sendo a maioria dos fundos destinados à Globalstar, parceiro escolhido.
A fabricante também já referiu que está a construir centros dedicados, com especialistas altamente treinados em questões de resposta de emergência, que estarão prontos a receber as mensagens e chamar os serviços de socorro para o utilizador.
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