
Um grupo de 16 associações europeias de publicidade digital lideradas pelo Interactive Advertising Bureau Europe (IAB) assinaram uma carta onde demonstram o seu descontentamento em relação aos novos planos da Apple para reforçar a privacidade dos utilizadores do iOS e iPadOS 14.
Na edição de 2020 do WWDC, a gigante tecnológica deu a conhecer que o novo sistema operativo dos iPhone e iPads conta com funcionalidades de segurança e privacidade reforçadas, com ênfase em novas proteções contra o rastreamento que as apps ou websites fazem.
Assim, no iOS e iPadOS 14, as aplicações terão de pedir permissões adicionais, por meio de um aviso pop-up ao abri-las, para poderem rastrear os utilizadores e para poderem enviar as informações recolhidas para terceiros para motivos de publicidade.

Na carta endereçada a Tim Cook, CEO da Apple, as associações afirmam que o sistema que a empresa da maçã quer pôr em vigor não é compatível com os requerimentos do Regulamento Geral de Proteção de Dados no que respeita a obtenção do consentimento dos utilizadores para a apresentação de anúncios personalizados.
O grupo que conta com associações apoiadas pelo Facebook ou pela Alphabet indica que, uma vez que as aplicações terão de pedir permissão duas vezes, o risco de os utilizadores recusarem é maior.
O documento explica que o sistema proposto pela Apple não é totalmente personalizável pelos developers e não é interoperável com os padrões do mercado de publicidade digital, como como o Transparency & Consent Framework do IAB Europe. Além disso, a estratégia da Apple poderá trazer problemas a nível de concorrência, pois poderá dar vantagem aos serviços de publicidade da empresa.
A Reuters avança ainda que, em resposta, os engenheiros da Apple anunciaram que a empresa disponibilizará uma ferramenta grátis que usa dados agregados e anónimos para ajudar a perceber se as campanhas publicitárias estão a ter o efeito pretendido e que não fará com que o aviso pop-up apareça.
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