A beta da edição 14.5 do iOS está a decorrer desde o dia 1 de fevereiro e a versão final deve chegar ainda este mês, e há uma novidade que promete facilitar a vida de todos os utilizadores nos tempos que correm. Falamos da capacidade da tecnologia Face ID de detetar a identidade do proprietário do iPhone, mesmo que este tenha a máscara posta no rosto.

A funcionalidade é bem vinda, especialmente numa altura em que todos somos obrigados a circular em segurança, mas há um grande senão, que vai reduzir bastante o grupo de potenciais beneficiários. É que para o iPhone conseguir detetar a identidade do utilizador, este precisará de ter um Apple Watch no pulso.

A funcionalidade tem de ser ativada manualmente e, uma vez em funcionamento, emitirá um feedback háptico via smartwatch por cada vez que o desbloqueio por Face ID for feito. Note, contudo, que embora este seja ainda classificado como um desbloqueio por via da tecnologia de reconhecimento facial, a verdade é que o iPhone reconhece a existência de um Apple Watch emparelhado por perto, certificando, assim, a segurança do desbloqueio do telefone.

Importa sublinhar que, em adição, vai também ser possível bloquear o telefone através do relógio.

iOS 14 faz a sua estreia hoje e não chega sozinho: Conheça todas as novidades dos sistemas operativos da Apple
iOS 14 faz a sua estreia hoje e não chega sozinho: Conheça todas as novidades dos sistemas operativos da Apple
Ver artigo

Dada a introdução das máscaras nas nossas rotinas, a Apple tem procurado desenvolver formas de facilitar a utilização dos seus aparelhos à luz das condicionantes que esta precaução sanitária traz. Recorde-se que em maio do ano passado, a empresa lançou uma atualização que acelerava o processo de desbloqueio para utilizadores com máscaras, lançando o ecrã de introdução do código PIN de forma mais rápida.

Há também relatos que indicam que a empresa está a testar a hipótese de incluir um leitor de impressões digitais no ecrã do próximo iPhone, pelo que esta funcionalidade poderá estar disponível já na próxima linha de smartphones da marca da maçã.

Para além deste update, o iOS 14.5 traz consigo o suporte para controladores de PlayStation 5 e Xbox Series S/X, tanto para iPhones, como para iPads.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.