Numa altura em que a venda dos smartphones deixou de ser responsável por metade das vendas da Apple, a empresa da maçã poderá estar a planear o lançamento do sucessor do iPhone SE, um modelo assumidamente low cost, que pretende contornar a tendência da perda de lucros na área dos dispositivos móveis . Recordando as palavras de Jeff Pu, analista de tecnologia veterano da GF Securities, ao Nikkei Asian Review, caso os iPhones premium não apresentem um bom desempenho, “o iPhone SE mais barato pode servir como impulsionador das vendas no primeiro semestre do ano que vem”.

Tal como o lucro da venda de iPhones pode dar a entender, para muitos fãs dos smartphones da empresa, o entusiasmo acerca dos mais recentes lançamentos tem sido, em parte, mitigado pelos seus elevados preços, os quais têm vindo a registar um aumento exponencial, de acordo com dados estatísticos publicados pela Statista.

Tek Tabela evolução preços iphone

Os preços praticados atualmente pela empresa apresentam um forte contraste relativamente ao valor das primeiras versões do smartphone. Por exemplo, quando chegou ao mercado, em 2007, o iPhone original estava disponível um preço inicial de 499 dólares, no seu modelo de 4GB.

No “melhor trimestre de junho de sempre” da Apple o iPhone já não é responsável por metade das vendas
No “melhor trimestre de junho de sempre” da Apple o iPhone já não é responsável por metade das vendas
Ver artigo

Lançado em 2017, o iPhone X é considerado o dispositivo mais caro da marca até à data, com um preço inicial por volta dos 1.000 dólares. Após algum choque por parte dos consumidores, a Apple acabou por baixar o custo do seu lançamento seguinte, o iPhoneXR, para uma “módica” quantia de 749 dólares.

Para muitos, o motivo por trás da “escalada” a nível de preços continua a ser um mistério. No entanto, Tim Cook, CEO da empresa da maçã, esclareceu, numa entrevista em 2018 ao programa “Good Morning America” da ABC, que a razão se encontra no facto de o dispositivo substituir qualquer outro gadget, à semelhança de uma máquina fotográfica ou de um mp3, que o consumidor possa vir a precisar.

Com uma série de lançamentos de smartphones previstos para o evento de hoje, apenas o tempo, assim como a resposta por parte dos consumidores, dirão se a aposta no modelo low cost conseguirá, de facto, impulsionar a venda dos dispositivos móveis da empresa da maçã.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.