A portuguesa Aptoide avança esta semana com o lançamento de uma loja de aplicações alternativa à da Apple para iOS. Nesta primeira fase a plataforma vai ter apenas jogos, mais à frente deverá alargar o espectro da oferta.

O lançamento está previsto para esta quinta-feira, 6 de junho. Cumpre um plano que a empresa já tinha anunciado e que decorre das novas regras impostas às grandes plataformas na União Europeia, na sequência da entrada em vigor do regulamento para os serviços digitais.

No arranque, a loja da Aptoide vai contar com uma oferta limitada de títulos, que será semanalmente reforçada. Vão estar disponíveis sete jogos emblemáticos, segundo o The Verge, onde se incluem Paciência ou Mahjong, mas a expectativa é que a plataforma conte com jogos de diferentes programadores. A tecnológica portuguesa pelo menos garante que mais de uma centena de programadores iOS mostraram interesse na sua plataforma. Para além disso, haverá já cerca de 30 títulos em processo de integração na loja.

O acesso à loja, nesta fase inicial, será limitado a clientes com convite para isso, materializado num código de acesso. A empresa garante que há uma lista de espera com 20 mil interessados em experimentar a nova loja. O plano passa por libertar diariamente 500 a 1.000 novos códigos de acesso, para não deixar estes interessados muito tempo à espera, mas poder garantir algum controlo sobre o crescimento do serviço.

A Aptoide será a primeira loja de aplicações não oficial para iOS na Europa aprovada pela Apple, com uma solução de compras in-app integrada, que será disponibilizado aos programadores através de um SDK - kit de desenvolvimento de software.

O modelo de custo para os programadores também é inovador, porque vai diferenciar a taxa cobrada (entre 10 e 20%), consoante o utilizador chegue à app após uma pesquisa ou recomendações na loja de aplicações, ou pelo contacto com publicidade paga e/ou canais de divulgação do programador, segundo o TechCrunch.

A Aptoide tem a maior loja de aplicações para Android alternativa à plataforma oficial da Google, com 400 milhões de utilizadores, um milhão de aplicações e 10 mil milhões de downloads. No universo iOS esta também não é a primeira experiência, embora as novas regras do DMA permitam agora uma abordagem diferente ao mercado.

No início de maio, a Aptoide anunciou a saída da joint-venture com a Faurecia, com quem criou a Faurecia Aptoide Automotive, uma plataforma de soluções para veículos. À data, Paulo Trezentos, CEO e cofundador da tecnológica portuguesa já levantava o véu e dizia que o “negócio permite investir ainda mais na nossa atividade principal de oferecer uma plataforma inovadora para os programadores e criadores de aplicações e para os utilizadores”. Citado em comunicado, o responsável prometia novidades para breve nessa área de negócio principal.