A Aptoide é uma das maiores plataformas independentes e alternativas de distribuição de aplicações mobile. A empresa portuguesa anunciou uma nova estratégia, tendo decidido vender a sua participação na Faurecia Aptoide Automotive à Forvia. Esta divisão é especialista em aplicações digitais e experiências para automóveis. A empresa tem reconhecimento global na América do Norte e Sul, União Europeia, China, Japão, Índia e Coreia do Sul.

Faurecia Aptoide prepara-se para levar tecnologia criada em Portugal a milhões de carros
Faurecia Aptoide prepara-se para levar tecnologia criada em Portugal a milhões de carros
Ver artigo

Paulo Trezentos, cofundador e CEO da Aptoide destaca o caminho de aprendizagem nos últimos cinco anos da indústria automóvel, através da colaboração com as equipas da FAA e Faurecia, colocando a joint-venture na liderança das plataformas de apps no espaço de fabricantes de automóveis não dependentes de combustíveis. “A satisfação dos nossos atuais clientes, incluindo a BMW, Volkswagen, Lotus, Daimler, Stellantis, Renault-Dacia e outros, é o testamento do nosso sucesso”, disse o líder da Aptoide na sua conta do LinkenIn.

A plataforma e serviços da Faurecia já chegam a 18 marcas de automóveis, esperando alcançar 20% de quota de mercado em 2025 e 35% em 2030. Entre os serviços fornecidos encontram-se as principais aplicações de streaming de música, videojogos, vídeo e navegação ao ecossistema automóvel. Entre os parceiros estão a Amazon Music, Spotify, Webex, Zoom, NNG, Trivia Crack e a Rovio. De recordar que em 2022 a Faurecia Aptoide fez um acordo com a Mercedes, considerada uma vitória importante para um projeto que quer afirmar-se num mercado cada vez com mais concorrência, onde a Google tem investido em força para se posicionar.

Microsoft prepara nova loja de jogos para telemóvel que avança em julho
Microsoft prepara nova loja de jogos para telemóvel que avança em julho
Ver artigo

Com a venda da sua participação, a Aptoide pretende focar-se no lançamento de uma nova plataforma de distribuição combinada de aplicações para iOS e Android, que será apresentada em breve. “Continuamos a nossa missão de moldar o futuro da distribuição de jogos e apps e sistemas de monetização”, disse Paulo Trezentos.

A empresa pretende aproveitar as oportunidades que o regulamento dos mercados digitais (DMA) oferece, ao obrigar as grandes plataformas como a App Store e a Playstore a abrir portas a outras plataformas de distribuição de aplicações. Também a Microsoft pretende abrir uma loja de jogos em julho, através de acesso por browser.

A Aptoide é um dos concorrentes mais antigos e bem-sucedidos da Google no universo Android. A sua loja de aplicações, segundo informação publicada no site da empresa, conta com 430 milhões de utilizadores e 1 milhão de apps. Fornece, como descreve a própria marca “uma forma alternativa de descobrir apps e jogos, sem geo-restrições e um dos melhores detetores de sistemas de malware do mercado".