A Aptoide é uma das maiores plataformas independentes e alternativas de distribuição de aplicações mobile. A empresa portuguesa anunciou uma nova estratégia, tendo decidido vender a sua participação na Faurecia Aptoide Automotive à Forvia. Esta divisão é especialista em aplicações digitais e experiências para automóveis. A empresa tem reconhecimento global na América do Norte e Sul, União Europeia, China, Japão, Índia e Coreia do Sul.
Paulo Trezentos, cofundador e CEO da Aptoide destaca o caminho de aprendizagem nos últimos cinco anos da indústria automóvel, através da colaboração com as equipas da FAA e Faurecia, colocando a joint-venture na liderança das plataformas de apps no espaço de fabricantes de automóveis não dependentes de combustíveis. “A satisfação dos nossos atuais clientes, incluindo a BMW, Volkswagen, Lotus, Daimler, Stellantis, Renault-Dacia e outros, é o testamento do nosso sucesso”, disse o líder da Aptoide na sua conta do LinkenIn.
A plataforma e serviços da Faurecia já chegam a 18 marcas de automóveis, esperando alcançar 20% de quota de mercado em 2025 e 35% em 2030. Entre os serviços fornecidos encontram-se as principais aplicações de streaming de música, videojogos, vídeo e navegação ao ecossistema automóvel. Entre os parceiros estão a Amazon Music, Spotify, Webex, Zoom, NNG, Trivia Crack e a Rovio. De recordar que em 2022 a Faurecia Aptoide fez um acordo com a Mercedes, considerada uma vitória importante para um projeto que quer afirmar-se num mercado cada vez com mais concorrência, onde a Google tem investido em força para se posicionar.
Com a venda da sua participação, a Aptoide pretende focar-se no lançamento de uma nova plataforma de distribuição combinada de aplicações para iOS e Android, que será apresentada em breve. “Continuamos a nossa missão de moldar o futuro da distribuição de jogos e apps e sistemas de monetização”, disse Paulo Trezentos.
A empresa pretende aproveitar as oportunidades que o regulamento dos mercados digitais (DMA) oferece, ao obrigar as grandes plataformas como a App Store e a Playstore a abrir portas a outras plataformas de distribuição de aplicações. Também a Microsoft pretende abrir uma loja de jogos em julho, através de acesso por browser.
A Aptoide é um dos concorrentes mais antigos e bem-sucedidos da Google no universo Android. A sua loja de aplicações, segundo informação publicada no site da empresa, conta com 430 milhões de utilizadores e 1 milhão de apps. Fornece, como descreve a própria marca “uma forma alternativa de descobrir apps e jogos, sem geo-restrições e um dos melhores detetores de sistemas de malware do mercado".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários