O iOS 7 ficou disponível a 18 de setembro, entretanto já surgiram os primeiros relatos de problemas que o sistema operativo está a causar e foram muitas as empresas que atualizaram as aplicações na App Store para que acompanhassem a revolução visual. Facebook, Twitter, Evernote, Flipboard, Yahoo! e Google são alguns dos nomes maiores que já renovaram as apps.

Mas existem muitos programadores e equipas de desenvolvimento em Portugal que têm aplicações na loja de conteúdos da Apple.

Cube mais polido

A aplicação de gestão de tempo e despesas Cube, dedicada para empresas, já foi atualizada. O renovado software da bitrzr ficou disponível no mesmo dia do iOS 7 e apresenta alguns elementos novos que se enquadram com o novo sistema operativo da marca da maçã.

O software foi trabalhado para ficar mais simples, mais refinada e para colocar os conteúdos no centro da utilização. "A interface é assim algo acessório, que existe apenas para permitir navegar e interagir com os conteúdos", esclarece a bitrzr ao TeK.

Não atualizar o software seria "ficar antiquado", explica a empresa. Quando uma aplicação não é portada para o novo sistema operativo continua a ter elementos das versões anteriores, o que passado o tempo de habituação ao iOS 7 vai fazer com que a aplicação pareça "fora do lugar".

O grupo responsável pela Cube testou todas as versões para developer do iOS 7, adaptando a aplicação às novidades que iam sendo aplicadas. No geral a bitrzr considera que o novo sistema operativo móvel da Apple está melhor a nível de usabilidade e de API disponíveis.

[caption]iOS
Imagem representativa da evolução visual do iOS

[/caption]
iOS 7 é uma oportunidade para novas apps

Fábio Ferreira, programador independente responsável pela aplicação Autárquicas - Vota Portugal, optou por não adaptar o software pela proximidade que existe ao dia das eleições, 29 de setembro.

Mas Fábio Ferreira não quis deixar escapar a chegada do novo sistema operativo e criou uma aplicação com tutoriais sobre o iOS 7. Desta forma os utilizadores vão poder ficar a saber quais são todas as novidades e principais funcionalidades do software. A aplicação já foi submetida para aprovação e deve ficar disponível nos próximos dias na App Store.

O programador português considera que "é relativamente fácil migrar aplicações antigas para o novo iOS", isto porque a mudança é sobretudo a nível visual e não tanto a nível de programação.

Do iOS 7 Fábio Ferreira destaca como principal novidade o centro de controlo "onde agora é mais simples aceder às configurações básicas do iPhone". A fácil partilha de conteúdos multimédia nas redes sociais e a evolução do Safari foram outros elementos que "convenceram o developer".

O TeK contactou ainda outras empresas e programadores. À medida que as respostas chegarem o artigo é atualizado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.