A aplicação tem estado em destaque desde que a Fortune Magazine a escolheu como uma das 5 melhores apps de viagens e a média de downloads disparou para mais de mil descargas por dia, explicou ao TeK Rui Rebelo, responsável de Marketing da GuestU.
A Clarice é um travel city guide e foi desenvolvida nos últimos meses dentro da empresa de origem portuguesa que já tem no mercado uma app white-label para Hotéis, Hostels e Apartamentos, a GuestU, tirando partido de sinergias existentes e de todo um conceito e know how sobre viagens e oferta turística.
O lançamento foi feito em Nova Iorque em Janeiro deste ano e a Clarice tem vindo a ganhar utilizadores mas também novos destinos. Inicialmente cobria apenas 6 cidades, um número que já duplicou e que rapidamente vai crescer.
Atualmente o guia tem informação de Lisboa e Porto, Madrid, Liverpool, Oxford, York, Brighton, London, Roma, Berlin, New York, Washington, Chicago, Los Angeles, Singapura e São Francisco, mas a ambição da empresa é levar a oferta de informação e o modelo de negócio mais longe.
Ao todo são mais de 10 mil propriedades listadas em todo o mundo e mais de 20 mil recomendações de lugares a visitar. A utilização de algoritmos de machine learning, com capacidade preditiva, ajusta o perfil do viajante e a finalidade da viagem ao tipo de sugestões, reduzindo o tempo de procura de informação sobre o que deve ver e os passeios a experimentar.
A aplicação está disponível para iOS e Android e é gratuita.
A personalização é apontada como um dos elementos diferenciadores, com a possibilidade de adequar a oferta aos gostos de cada utilizador, melhorando a experiência e fazendo a ponte entre o alojamento e as atividades de lazer que pode encontrar nas várias cidades. Mas há também a possibilidade da interação em tempo real através de Live Chat.
Modelos de negócio sustentáveis
A GuestU destacou-se com a oferta de soluções de apps B2B para o segmento turístico e depois do lançamento da empresa em 2013, onde conseguiu financiamento da Portugal Ventures no valor de 1.5 milhões, já chega a mais de 300 clientes espalhados por 30 países.
As aplicações podem ser geridas pelos clientes, que têm acesso a um backoffice com conteúdos selecionados e originais, criados por uma equipa de jornalistas e editores do sector do turismo.
Com perto de 40 pessoas entre Lisboa, Porto e Londres a empresa decidiu avançar no segmento dos guias turísticos para utilizadores individuais, iniciando o desenvolvimento no final de 2015.
O modelo de negócio passa pela monetização da ligação às várias ofertas de atividades e alojamento dentro da aplicação. Os hotéis e outras ofertas turísticas podem funcionar como parceiros oficiais, explorando a base de utilizadores e ativando a resposta em live chat, o que pode ser interessante também para a reserva de atividades e experiências, desde visitas guiadas ao aluguer de veículos, por exemplo.
Nota da Redação: Foi feita uma correção ao texto.
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