Apesar do design irrepreensível e do ecrã "infinito", o novo Galaxy S8 tem sido criticado por não permitir a redefinição do novo botão físico que a Samsung integrou na lateral do equipamento para que os utilizadores invoquem o Bixby, o assistente virtual da marca.

Mas apesar da opção não estar disponível de raiz, existem já algumas formas de o fazer com recurso a ferramentas desenvolvidas por terceiros. Algumas foram entretanto bloqueadas pela Samsung, mas outras resistem.

Apesar de (ainda) não ser possível redefinir o botão para funcionar como um atalho de qualquer aplicação ou funcionalidade à escolha do utilizador (abrir o Facebook, responder à mensagem recebida), o programador Dave Bennet criou uma app que permite aos utilizadores substituírem a funcionalidade do botão para que este, em vez de abrir o Bixby, lance o Google Now.

A solução passa por uma aplicação gratuita, a BixRemap, que trata de sobrepor a operação à definição de fábrica. E para que funcione, só tem de permitir que a app tenha acesso às estatísticas de utilização do aparelho.

A aplicação tem uma falha, no entanto. Embora consiga substituir o Bixby pelo Google Now, o assistente virtual da Samsung vai abrir na mesma sempre que premir o botão. A diferença, neste caso, é que a app será colocada em segundo plano enquanto a da Google surge operacional no ecrã.

A integração de um botão físico no S8 especificamente para invocar o Bixby é o materializar de um sério compromisso para com o seu próprio software de inteligência artificial pelo que não se espera que a Samsung venha a permitir que este botão seja, através de um método oficial, redefinido para lançar outras aplicações ou funcionalidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.