A morte de George Floyd nos Estados Unidos da América teve um impacto notório um pouco por todo o mundo, com as próprias empresas tecnológicas a mostrarem-se sensibilizadas com a notícia que correu jornais e as redes sociais a nível global. Neste contexto em que a força policial foi questionada, a própria Siri, assistente virtual da Apple, apresenta o atalho “I’m getting pulled over”, ou seja, "Estou a ser encostado pela polícia". O recurso permite gravar em vídeo tudo o que está a acontecer através do telemóvel.

O que acontece se transferir este atalho no iPhone? Tudo o que é necessário é dizer "Olá Siri, estou a ser encostado". A partir daí, a assistente virtual torna o ecrã do iPhone mais escuro, coloca em pausa qualquer música que estiver a ser reproduzida e começa a gravar um vídeo a partir da câmara frontal.

Black Lives Matter: Apple e Google atualizam assistentes virtuais para falar sobre o assunto do momento
Black Lives Matter: Apple e Google atualizam assistentes virtuais para falar sobre o assunto do momento
Ver artigo

O recurso permite, ainda, enviar a localização atual do utilizador e uma cópia desse vídeo para um contacto de emergência. No entanto, de notar que é necessário confirmar algumas mensagens pop-up para concluir essas etapas.

O atalho resulta de um trabalho de Robert Petersen, que o publicou pela primeira vez em 2018. Desde então que Petersen tem vindo a atualizar o programa, mas o atalho ganhou uma nova atenção com os protestos após o assassinato de George Floyd. O shortcut não é uma aplicação que pode ser transferida na App Store, mas sim um atalho que depende de uma funcionalidade inserida pela empresa da maçã com o iOS 12.

Já no início de junho, tanto a Apple como a Google e a Amazon atualizaram os assistentes virtuais para falarem sobre um dos assuntos que está a marcar 2020. As gigantes tecnológicas treinaram a Siri, o Google Home e a Alexa para responderem a questões sobre o movimento que se tem tornado viral “Black Lives Matter”, demonstrando a visão das empresas em relação ao racismo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.