O aviso surgiu recentemente por parte da Wandera, uma empresa de segurança, que diz ter identificado mais de uma dúzia de aplicações iOS que ligam com o mesmo servidor de comando e controlo usado pelo Golduck.
Tal como acontece com a “versão” que afeta dispositivos Android, as apps em causa são jogos, todos de estilo retro, num total de 14, reporta o Tech Crunch. Entretanto já retiradas da App Store, eram elas: Commando Metal: Classic Contra, Super Pentron Adventure: Super Hard, Classic Tank vs Super Bomber, Super Adventure of Maritron, Roy Adventure Troll Game, Trap Dungeons: Super Adventure, Bounce Classic Legend, Block Game, Classic Bomber: Super Legend, Brain It On: Stickman Physics, Bomber Game: Classic Bomberman, Classic Brick – Retro Block, The Climber Brick e Chicken Shoot Galaxy Invaders.
O malware Golduck foi descoberto originalmente pela Appthority, há pouco mais de um ano, em jogos clássicos e retro, disponíveis na Play Store. Estas apps chegaram a afetar mais de 10 milhões de utilizadores, permitindo aos piratas informáticos executarem comandos maliciosos com privilégios completos, nomeadamente o envio de mensagens através de serviços pagos, dos telefones das vítimas.
Quanto às apps iOS agora reportadas, até agora não existem vítimas porque o malware em questão não está a funcionar. O que se identificou nestes 14 jogos foi uma ligação com o servidor do Golduck. Essa ligação só estava a servir para apresentar icons e links publicitários, nada maligno. De qualquer forma, também se registava o envio de endereços IP e, em alguns casos, de dados de localização para o servidor.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários