O aviso surgiu recentemente por parte da Wandera, uma empresa de segurança, que diz ter identificado mais de uma dúzia de aplicações iOS que ligam com o mesmo servidor de comando e controlo usado pelo Golduck.

Tal como acontece com a “versão” que afeta dispositivos Android, as apps em causa são jogos, todos de estilo retro, num total de 14, reporta o Tech Crunch. Entretanto já retiradas da App Store, eram elas: Commando Metal: Classic ContraSuper Pentron Adventure: Super HardClassic Tank vs Super BomberSuper Adventure of MaritronRoy Adventure Troll GameTrap Dungeons: Super AdventureBounce Classic LegendBlock GameClassic Bomber: Super LegendBrain It On: Stickman PhysicsBomber Game: Classic BombermanClassic Brick – Retro BlockThe Climber Brick e Chicken Shoot Galaxy Invaders.

O malware Golduck foi descoberto originalmente pela Appthority, há pouco mais de um ano, em jogos clássicos e retro, disponíveis na Play Store. Estas apps chegaram a afetar mais de 10 milhões de utilizadores, permitindo aos piratas informáticos executarem comandos maliciosos com privilégios completos, nomeadamente o envio de mensagens através de serviços pagos, dos telefones das vítimas.

Quanto às apps iOS agora reportadas, até agora não existem vítimas porque o malware em questão não está a funcionar. O que se identificou nestes 14 jogos foi uma ligação com o servidor do Golduck. Essa ligação só estava a servir para apresentar icons e links publicitários, nada maligno. De qualquer forma, também se registava o envio de endereços IP e, em alguns casos, de dados de localização para o servidor.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.