O novo iOS 11 foi apresentado oficialmente pela Apple em junho, durante a abertura da conferência para programadores WWDC 2017 e ficou esta terça-feira, 19 de setembro disponível para ser descarregado.

Tal como é habitual, a marca da maçã definiu um conjunto de equipamentos aptos a receberem a mais recente atualização da plataforma móvel e, desta vez, a linha de “corte” no que diz respeito aos iPhone ficou pelo 5S, lançado em 2013.

Uma vez que existe tradicionalmente o risco de os modelos mais antigos, entre os “escolhidos”, verem o seu desempenho prejudicado pelo esforço de atualização – além do espaço de armazenamento ocupado (neste caso 1,9GB) e de algumas aplicações poderem deixar de funcionar (o novo sistema operativo vai deixar de suportar aplicações com arquitetura 32-bit) – é sempre aconselhável que os seus utilizadores aguardem mais alguns dias, antes de avançarem com o download, para ver se entretanto são reportados problemas.

O conselho também pode ser sempre adotado pelos utilizadores mais cuidados, mesmo com modelos de iPhone e iPad mais recentes abrangidos pela atualização.

Entre as novidades oferecidas pelo iOS 11 há uma Siri com uma nova voz e tradução incluída e uma Central de Controlo com um novo design e customizável, ou seja, que permite adicionar ou retirar ícones.

Destaque também para os novos modos Condução e SOS. O primeiro deteta quando está a conduzir e avisa quem tentar contactá-lo através de uma mensagem escrita automática; o segundo é a funcionalidade que permite premir cinco vezes seguidas o botão de bloqueio para fazer aparecer no ecrã uma opção de chamada de urgência, desativando automaticamente o Touch ID.

Entre as várias novidades, há igualmente opções como drag and drop de ficheiros entre duas aplicações abertas em simultâneo e capturas de ecrã e vídeo mais facilitadas. Isto sem esquecer as habituais novas adições de emojis.

Para instalar o novo iOS 11 aceda às definições do iPhone ou iPad, fazendo a sequência Geral > Atualização de Software > Descarregar e instalar. A mais recente versão da platafoema móvel da Apple está disponível para iPhone a partir do modelo iPhone 5s (inclusive), para iPad Mini 2,3 e 4, iPad Air, Air 2, Pro e 5ª geração (2017), assim como para o iPod Touch 6ª geração.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.