A Apple está prestes a anunciar um novo iOS, mas, antes disso, a empresa optou por abrir caminho com novidades nos seus restantes sistemas operativos: watchOS, macOS e tvOS.

tvOS

As novidades, no entanto, começaram com a notícia de que a Amazon Prime Video passaria a integrar o tvOS, o sistema operativo da Apple TV. Tim Cook não revelou mais acerca do OS, mas indicou que "iríamos ouvir mais acerca do software ao longo do ano".

watchOS

No que toca aos relógios, a empresa revelou o novo watchOS 4.

Neste campo, a tecnológica anunciou a chegada da nova Siri Watchface, um mostrador potenciado pela assistente virtual da Apple que permite adaptar a informação exibida no ecrã principal com dados contextuais que são articulados com várias das aplicações instaladas. Desta forma, em vez de ter apenas as horas, poderá ter informações relativamente ao despertador, ao voo que tem agendado, notícias, ou às aplicações de IoT que tem em casa.

A aplicação de exercício passa agora a contar com novas atividades físicas. A mais aplaudida terá sido o suporte para transferência de dados com máquinas de ginásio. Neste caso, o Apple Watch vai passar a poder contabilizar o esforço e as calorias gastas nas passadeiras, remos e máquinas de musculação com a ajuda de aparelhos conectados.

Destaque ainda para a integração com outros aparelhos Bluetooth que vai permitir o emparelhamento com gadgets de monitorização de indíces médicos, por exemplo.

A versão de teste está já disponível para programadores.

E também há novidades para Macs.

macOS

A Apple apresentou o novo macOS High Sierra, uma versão aperfeiçoada do seu antecessor - o macOS Sierra - e sublinhou alguns dos afinamentos empregues neste OS.

De acordo com a empresa norte-americana, os utilizadores vão poder encontrar um Safari que bloqueia de raíz os auto-plays nos sites que visita. Ah! E esqueça a monitorização e registo da sua navegação. Nesta nova versão, a Apple garante que os sites que regista serão guardados a sete-chaves e mantidos longe das entidades anunciantes. Na prática, isto vai inibir o aparecimento de um anúncio de sapatos logo após ter visitado um site de...sapatos.

O sistema de ficheiros, que tinha raíz em HFS, passará agora a ter um novo padrão chamado Apple File System. Um sistema de 64-bits, mais rápido, que a Apple alega ser o passo necessário para melhorar todo o desempenho destes processos.

Os gráficos também vão beneficiar de algumas melhorias com a integração do Metal 2. O programa vai melhorar o desempenho das máquinas da Apple no suporte e no desenvolvimento de grandes peças gráficas e agilizar processos em projetos de machine learning e de realidade virtual.

Para os programadores mais exigentes, a Apple vai também lançar um componente externo com mais capacidade de processamento, para não deixar criadores de videojogos "de mãos a abanar".

O macOS High Sierra vai chegar aos Macs com o Sierra instalado já no próximo outono na forma de atualização gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.