O Windows 10 fica disponível hoje, 29 de julho, para milhões de utilizadores em todo o mundo. Mas na estreia do novo sistema operativo ainda não há nenhuma aplicação portuguesa que respeite o novo legado das chamadas aplicações universais.

Estes são programas desenvolvidos a pensar no Windows 10 e que funcionam em todos os dispositivos que suportam o sistema operativo. Partilham o mesmo código, o mesmo interface e têm a vantagem de ser responsivos, adaptando-se ao tamanho dos ecrãs dos equipamentos.

O executivo da Microsoft, Miguel Vicente, confirmou no entanto que o Meo Go será a primeira aplicação universal portuguesa a chegar à loja do Windows. A tecnológica trabalhou de perto com a PT Portugal para que o projeto fosse concretizado.

Os engenheiros do Meo tiveram acesso antecipado às ferramentas de desenvolvimento e por isso vão chegar “à frente” de outras aplicações portuguesas. E elas existem.

Miguel Vicente confirmou ainda no evento de apresentação do Windows 10 outros três nomes: a Muzzley está a desenvolver uma app que permite controlar os gadgets inteligentes da casa; a plataforma de música Tradiio também já está a trabalhar numa app universal; e o estúdio Bica Studios está a preparar o jogo Smash Time para a nova dinâmica do Windows.

Em declarações ao TeK, Miguel Vicente confirmou ainda que a Microsoft está a trabalhar com outras empresas e startups, mas não adiantou um número de parceiros que existem atualmente. O elemento da subsidiária portuguesa revelou vontade de que todos os jogos portugueses que estão a ser desenvolvidos possam pertencer a este pacote de parcerias.

O SDK de desenvolvimento das aplicações universais também fica disponível hoje, pelo que será normal que ao longo das próximas semanas surjam mais novidades sobre entidades portuguesas que estão a trabalhar tendo o Windows 10 na mira. Hoje a nova loja unificada do sistema operativo vai estrear-se com 600 mil aplicações.

Apesar de não ter nenhum programa de apoio dedicado, a Microsoft diz que continuará a apoiar o desenvolvimento de aplicações através dos programas Bizspark e Ativar Portugal.

Ainda relativo a Portugal, foi revelado que o software da impressora portuguesa Beethefirst já está atualizado para que os utilizadores possam tirar partido do dispositivo já com o novo sistema operativo.

Veja ainda o novo Windows 10 em imagens:

Rui da Rocha Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.