Foi com o mote de "simplificar para amplificar" que a Microsoft anunciou esta terça-feira, dia 2 de maio, uma nova versão do seu Windows 10. Esta, com foco nas potencialidades educativas da tecnologia, acrescenta um S ao nome: um S de seguro, um S de simplificado, um S de superior.

De acordo com a empresa o principal foco deste sistema são as escolas, os estudantes e os professores.

Na prática, esta versão é uma resposta direta aos Chromebooks da Google. Tal como o concorrente, o sistema operativo funciona em exclusivo com o ecossistema da Microsoft - tudo o que for instalado no computador tem de ser descarregado diretamente da Windows Store - e está otimizado para ser operacionalizado em computadores com características mais modestas.

O sistema não se encerra em si, no entanto. Numa demonstração, Terry Myerson, responsável máximo pelo Windows, mostrou como com a versão 10 S continua a ser possível ligar periféricos e utilizar o Google Chrome no computador. Todas as aplicações para desktop são, na verdade, compatíveis, a diferença, neste caso, é que terão de estar listadas e disponíveis para download na loja de apps da Windows.

Outra das características destacadas é o facto deste novo sistema permitir uma configuração instantânea através de uma conexão USB. Se uma escola adquirir um conjunto de computadores, por exemplo, só terá de configurar um deles manualmente, os restantes, uma vez ligados por USB durante 30 segundos a este primeiro exemplar, ficam automaticamente configurados com base nas definições selecionadas para o primeiro PC.

A Microsoft anunciou também um leque de parcerias com várias fabricantes de computadores que vão ajudar a empresa a disponibilizar equipamentos educativos com Windows 10 S de raíz a partir deste verão. Asus, Acer, Dell, HP, Fujitsu e Samsung terão computadores disponíveis no âmbito deste programa a partir de 189 dólares. Todos eles, anunciou a Microsoft, terão um ano de subscrição gratuita da versão educativa do Minecraft.

Para as escolas que já estiverem equipadas com equipamentos Windows 10 Pro, esta versão será gratuita e incluirá o Office 365 e o Microsoft Teams.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.