A Nokia é de longe o principal parceiro da Microsoft na promoção do Windows Phone como um sistema operativo alternativo ao iOS e Android. Prova disso foi a aquisição feita pela Microsoft à tecnológica finlandesa. Mas antes que o negócio esteja fechado e todos façam parte da mesma família, a Nokia ainda tem novidades para os utilizadores.

O Nokia Storyteller é um software multimédia que pretende contar uma história através das fotografias que o utilizador vai registando ao longo de um período, como numa viagem. A aplicação tem ainda integração com o Nokia HERE, disponibilizando no mapa várias imagens, fazendo uma montagem à base da georreferenciação.

Também as apps Nokia Video Director e Nokia Beamer têm integração com o Nokia HERE. O Nokia Video Director permite que os vídeos captados no telemóvel possam ser facilmente transferidos para um tablet Windows, disponibilizando também algumas ferramentas de edição básicas. O Nokia Beamer permite "projetar" conteúdos do telefone em ecrãs de computador através de tecnologia HTML 5.

Durante as próximas semanas também está confirmada a chegada do Instagram, popular aplicação de captura e edição de imagens. O serviço do Facebook chega ao Windows Phone vários meses e milhões de fotografias depois de ter chegado à concorrência.

Outra aplicação de peso, o Flipboard, também está a caminho de todos os telemóveis com Windows Phone 8 e do recentemente anunciado tablet da Nokia.

Estão ainda prometidas as aplicações FIFA 2014, Vine, Goal LiveScore, Papyrus, Temple Run 2 e Xbox Video para as próximas semanas.

Mas como todas as aplicações são poucas comparando com o que a AppStore da Apple e o Google Play disponibilizam, a Nokia quer mais empenho dos programadores e software originais. Para isso criou o programa DVLUP, destinado para developers das plataformas Asha e Lumia.

Este ecossistema de desenvolvimento funciona como um “concurso”, sendo que os programadores são recompensados à medida que vão realizando webinars, participar noutros eventos comunitários e claro, pelo desenvolvimento de apps. A Nokia diz ter cinco milhões de dólares para recompensar, não necessariamente em dinheiro, todos os que quiserem contribuir para o crescimento dos Asha e dos Lumia.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.