
No vídeo de demonstração que o laboratório publicou na internet é possível ver um grupo de seis robots μTug, com 17 gramas cada um, a puxar um Chevrolet que pesa 1800 kg.
Com isto, o objetivo dos investigadores do Stanford’s Biomimetics and Dextrous Manipulation Lab foi replicar na robótica a força e o trabalho de equipa observável nas formigas, que lhes permite transportar objetos muito mais pesados do que elas.
Apesar do peso transportado, a trabalhar sozinho cada robot consegue transfortar, no máximo, 23 kg. Foi a ausência de fricção permitiu aos μTug puxar um automóvel e expandir as suas capacidades individuais.
Dada a leveza dos micro-robots, os cientistas foram obrigados a desenvolver uma tecnologia de aderência e estabilidade para a base dos aparelhos e, para isso, recorreram novamente à vida animal. Com base na anatomia das patas das lagartixas, os cientistas desenvolveram um material adesivo com um relevo especial que tratou de fixar os robots no chão e que lhes permite também escalar paredes, como já foi demonstrado anteriormente.
Este projeto foi apresentado na Conferência Internacional de Robótica e Automação que teve lugar em Estocolmo, este mês.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários