Construir uma casa de sonhos e casar com a sua “alma gémea” passaram a ser sonhos concretizáveis através de um videojogo lançado há 21 anos. A saga The Sims já conta com quatro títulos e desde 4 de fevereiro de 2000 que a Electronic Arts (EA) tem presenteado os jogadores com novas atualizações. Neste artigo o SAPO TeK recorda a história do videojogo para PC, consolas e mobile que já foi várias vezes campeão de vendas.

A ideia para o videojogo The Sims partiu de uma tragédia, com Will Wright a criar a saga depois de em 1991 ter perdido a sua casa num incêndio. 18 anos mais tarde a empresa de gaming Maxis juntou forças com a EA e lançou os The Sims para o computador.

Clique nas imagens para recordar a evolução dos The Sims

Na primeira saga os jogadores podiam desenhar as suas próprias personagens, dar-lhes personalidades e tentar fazer a sua vida o mais feliz possível. O videojogo tinha já a sua própria linguagem, Simlish, e dinheiro, Simoleons (§), através do qual os jogadores podiam comprar casas ou 150 itens diferentes.

Seis meses depois os developers lançaram o primeiro de muitos pacotes de expansão: The Sims: Livin 'Large. Não demorou muito para os The Sims se tornarem o videojogo mais vendido entre 2000 e 2003.

Em 2004 foi a vez de a EA lançar os The Sims 2, também campeão de vendas, trazendo novas opções e ambientes. O novo videojogo introduziu 14 locais, incluindo Pleasantview e Strangetown, mais de 400 edifícios e opções de design, 350 novos objetos e 10.000 opções de moda disponíveis.

A partir da segunda saga as crianças também passaram a crescerem, enquanto adultos. E tornar a vida dos Sims mais feliz ou caótica? A partir desta versão os jogadores tiveram mais hipóteses de controlar os seus objetivos.

Seis anos depois de ter sido lançado, o videojogo tornou pela primeira vez possível a criação de um animal de estimação. Na prática isto significou que os jogadores passaram a poder ter mais controlo sobre os animais de que as famílias Sims cuidavam.

The Sims 3 - Pets

Em junho de 2009 os The Sims 3 chegaram aos computadores de todo o mundo, vendendo um milhão de cópias na primeira semana de lançamento. Este videojogo ofereceu mais diversidade e expansões, um deles o "Showtime", com a cantora Katy Perry.

Dos The Sims 4 até à versão mobile

Em 2014, a quarta, e até agora, última versão, trouxe várias alterações inovadoras. Uma delas foi terminar com os limites de genéro dos Sims, permitindo aos jogadores criarem as personagens com qualquer tipo de roupa, corpo ou voz, independentemente do sexo.

Mais recentemente, em 2018 os fãs dos The Sims deixaram de ter de jogar unicamente através do PC, com o lançamento da versão mobile.

Entre as várias expansões do jogo mais recentes, está uma para os fãs da saga Star Wars. A expansão anunciada em 2020 inspira-se na diversão Star Wars: Galaxy’s Edge dos parques da Disneyland e através dela é possível experienciar a vida num planeta remoto de Batuu, localizado nos territórios da Outer Rim.

21 anos, 21 prendas: Como se celebra o 21º aniversário dos The Sims

No 21º aniversário dos The Sims a EA decidiu presentear os jogadores. Como? Com 21 novas criações para o videojogo, desde mobília, roupa e até mesmo marcas de expressão.

As novidades estão disponíveis na última versão do jogo para PC e consolas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.