Em abril, o nome do português Miguel Claro surgiu nas legendas da galeria que mensalmente nos dá um vislumbre das mais impressionantes paisagens que o cosmos tem para nos oferecer. Em Mértola, com a missão de documentar pássaros notívagos, o fotógrafo acabou também por nos dar uma das mais coloridas imagens da coletânea que o Astronomy Picture of the Day fez do passado mês de abril. No retângulo cabem a Via Láctea, Marte, Saturno, Júpiter, Vega e Andrómeda.

Colorida também é a fotografia do dia 2, da autoria de Jason Dain. A imagem, captada no Canadá, congela o momento em que uma aurora boreal ilumina o céu ao nascer do sol. O cruzamento entre ambas as luzes dá um tom de amarelo e laranja ao cenário e afasta-o dos cenários invernosos que associamos ao fenómeno, identificando-o mais com as representações paradisíacas dos destinos de verão que fazem capa nas revistas turísticas. A fotografia é ainda temperada com as estrelas da constelação Cassiopeia, que acima do horizonte surgem brilhando.

Uma nota ainda para a imagem destacada no dia 20 de abril, em jeito de celebração dos 50 anos da chegada à Lua do módulo Orion. O aparelho, parte da missão espacial Apollo 16, foi responsável por transportar os astronautas John Young e Charles Duke até à superfície do astro natural da Terra, onde ficaram durante três dias. Nesta imagem, o módulo pode ser visto à esquerda, à distância, ao mesmo tempo que Duke aponta a antena de comunicações do veículo lunar em direção à Terra.

Estas e outras imagens podem ser vistas na galeria abaixo. Aqui, pode ficar a conhecer as histórias que existem por detrás de cada uma delas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.