Nebulosas, galáxias inteiras, Marte, asteróides e outros corpos celestes foram destacados no Astronomy Picture of the Day durante o mês de outubro.

No dia 16 de outubro, Bernhard Hubl captou a nebulosa planetária Abell 78 numa ampla paisagem onde várias estrelas compõem um padrão luminoso de fundo. Esta nebulosa, que enquadra, ao centro, uma estrela mais quente que o Sol, brilha em tons de vermelho e azul graças à emissão de átomos ionizados. A Abell 78 mede cerca de três anos-luz de uma ponta à outra e representa uma fase final da evolução estelar, por qual o nosso Sol haverá de atravessar, dentro de 5 mil milhões de anos.

No dia 20, uma fotografia de Giorgia Hofer, na zona das Dolomitas, em Itália, regista a presença de Júpiter e Saturno, mesmo por cima de um dos picos captados. Até ao final do ano, os planetas vão surgir cada vez mais próximos, no céu, sendo que, em dezembro, acabarão quase por se sobrepor. Júpiter e Saturno não aparecem tão acercados desde 1623 e só voltarão a aparecer nesta disposição em 2080.

Estes e outros registos fazem parte da galeria abaixo. Veja como esteve o espaço ao longo das últimas semanas.

12 de outubro de 2020

Descending Toward Asteroid Bennu
Video Credit: NASA, OSIRIS-REx, NASA's Scientific Visualization Studio; Data: NASA, U. Arizona, CSA, York U., MDA

19 de outubro de 2020

A Flight over Jupiter Near the Great Red Spot
Image Credit: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS; Video Processing & License: Kevin M. Gill; Music: Vangelis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.