É uma iniciativa da NASA que há já vários anos nos dá perspetivas privilegiadas sobre algumas das mais fantásticas paisagens espaciais. Em maio, a Astronomic Picture of the Day destacou cenários cósmicos que não se registam todos os dias.

No primeiro dia do mês, o pontapé de saída deu-se com uma nebulosa. A Olho de Gato é uma das mais brilhantes e detalhadas nebulosas planetárias que as ferramentas humanas já registaram e, aqui, surge numa imagem digital captada pelo telescópio espacial Hubble que apesar de fazer jus à beleza da formação, não espelha, nem de perto nem de longe, a envergadura da mesma. Para ir de uma ponta à outra, demoraríamos cerca de metade de um ano-luz.

A distância, contudo, nem sempre influencia a beleza das imagens. Aqui "ao lado", na Islândia, um vulcão em erupção provocou uma nuvem de cinzas monumental, registada aqui no preciso momento em que surgem raios de trovão a iluminar o cenário.

Mas o mês foi feito com mais de três dezenas de imagens espetaculares. Na galeria abaixo pode consultar todas as 28 paisagens espaciais destacadas pela NASA, tal como os três vídeos que também fazem parte do acervo.

6 de maio de 2019
Virtual Flyby of the Whirlpool Galaxy
Créditos: F. Summers, J. DePasquale, and D. Player (STScI);

20 de maio de 2019
Planets of the Solar System: Tilts and Spins
Créditos: NASA, James O'Donoghue (JAXA)

26 de maio de 2019
A Solar Prominence Eruption from SDO 
Créditos: NASA/Goddard/SDO AIA Team

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.