Vénus, Júpiter, nebulosas e arco-íris desfilaram perante as lentes dos astrofotógrafos, durante o mês de março, e a NASA aproveitou para voltar a reunir os melhores registos em mais uma galeria de memórias espaciais do Astronomy Picture of the Day.

O primeiro destaque vai para a imagem de dia 4, "10 Dias de Vénus e Júpiter", da autoria de Soumyadeep Mukherjee. Nela podemos ver, a olho nu, os dois planetas, ao longo de uma semana e meia, no céu de Dhanbad, na Índia, numa trajetória aparentemente convergente. Apesar de parecerem próximos, os astros encontravam-se a mais de 600 milhões de quilómetros de distância.

No dia 13, foi a fotografia de Eric Houck que roubou as atenções. Captada em Knight's Ferry, no estado norte-americano da Califórnia, a imagem mostra-nos uma árvore solitário, no topo de um monte, enquanto um arco-íris parece terminar logo por detrás.

Mais longe foi o registo de Aleix Roig, que nos mostra uma bolha estelar em forma de golfinho. Esta bolha foi criada pela estrela Wolf-Rayet nuclear, cuja massa é 20 vezes superior à do Sol e expele rápidos ventos de partículas que dão este aspecto à sua órbita. O diâmetro desta bolha atinge os 60 anos-luz de distância.

Estas e outras imagens fazem parte do mais recente apanhado de paisagens espaciais que pode ver na íntegra, no site da NASA. As fotografias de março estão disponíveis na galeria abaixo.