Em 2021, nada mudou na beleza do espaço. No Astronomy Picture of the Day (APOD), o primeiro mês do ano voltou a dar-nos mais 31 imponentes paisagens espaciais - das que se vêem a olho nu, cá de baixo, e daquelas que só as mais priveligiadas sondas têm o prazer de observar em primeira mão.
Imagine o que seria ver, às claras, no céu do Porto, a nebulosa NGC 2174, que as agências espaciais europeia e norte-americana, conseguiram registar, em foto, em 2014. A imagem foi destaca este mês para sublinhar o lançamento do telescópio espacial James Webb, que deverá ocorrer na segunda metade do ano. O aparelho foi otimizado para captar imagens através de ondas de infravermelho, tecnologia utilizada na captação da fotografia publicada no dia 16 de janeiro pelo portal do APOD.
Mais terrena é a imagem do dia 12. Fotografada por Rodrigo Guerra, no Brasil, a imagem mostra-nos a constelação indígena do Homem Velho, primeiramente identificada pelo povo Tupi, nativo daquele território sul-americano. A constelação alberga o aglomerado de estrelas Híades, bem como Cinturão de Orion (um conjunto de três estrelas que é parte de uma constelação com o mesmo nome), que na representação do povo Tupi era visto como a perna deste Homem Velho. De acordo com o folclore tupi, a segunda perna teria sido cortada pela sua mulher, dando origem à estrela laranja Betelgeuse.
Estas e outras imagens fazem parte da primeira galeria de 2021. Veja-as abaixo:
Veja ainda alguns dos vídeos partilhados
4 de janeiro de 2021
Sprite Lightning at 100,000 Frames Per Second
Video Credit & Copyright: Matthew G McHarg, Jacob L Harley, Thomas Ashcraft, Hans Nielsen
11 de janeiro de 2021
Moon Phases in 2021
Video Credit: Data: Lunar Reconnaissance Orbiter ; Animation: NASA's Scientific Visualization Studio;
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários