A maior fotografia daTerra alguma vez tirada com recurso a apenas um disparo está disponível online, num site onde os visitantes podem explorar as e fazer zoom sobre os 121 megapixéis de resolução da imagem.

A captura levada a cabo pelo satélite meteorológico russo Elektro-L No.1 "destrona" imagens como a Blue Marble, da NASA, composta por várias imagens compiladas numa só, para oferecer uma perspetiva completa do Planeta.

Outra das diferenças da imagem colhida pelo satélite russo, em relação à fornecida pela agência espacial americana, são as cores. Segundo explica a imprensa internacional especializada, tal fica a dever-se ao tipo de tecnologia usada.

O Elektro-L combina diferentes comprimentos de luz, visíveis e infravermelhas, para captar a imagem. Os infravermelhos são usados para registar as plantas, o que explica que as zonas da imagem normalmente representadas a verde apareçam aqui em tons de castanho.

[caption][/caption]

No site onde é divulgada a imagem, captada a cerca de 36 mil quilómetros da Terra, estão também disponíveis outras capturas de fotos e vídeos com a assinatura do projeto Elektro-L, como este, que oferece uma visão das transformações do planeta entre outubro de 2011 e março de 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.