As imagens foram captadas pelo satélite Elektro-L em 2011, entre os dias 15 e 19 de Maio, e foram agora aproveitadas por James Tyrwhitt-Drake para produzir o vídeo 4K, em parceria com o YouTube.
O satélite está localizado a cerca de 40 mil km de altura, numa posição geoestacionária sobre o oceano índico, e grava fotos a 121 megapixéis (11136x11136 pixéis) a cada 30 minutos.
Estas imagens foram editadas para ajustar os níveis de luz e cores, mas também para alinhar as frames, sendo reduzidas em 50%. A animação foi colocada no YouTube com o suporte 4K UHD do site, numa resolução de 3840x2160, mas James Tyrwhitt-Drake garante que está disponível para quem a pedir numa resolução de 5568x5568 pixéis.
Embora existam já vários vídeos originados por imagens captadas por satélites geoestacionários, este é o primeiro que tira partir da capacidade e qualidade do 4K, mostrando também uma perspectiva diferente das imagens captadas pela Estação Espacial Internacional.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: Foi adicionado o link para o vídeo original.
Em destaque
-
Multimédia
Como seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970? -
App do dia
Pileometer transforma caixas de LEGO esquecidas em coleções organizadas e prontas a usar -
Site do dia
Transforme os seus projetos com um toque mágico no editor Leonardo AI baseado em inteligência artificial -
How to TEK
Modo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
Comentários