26 de maio foi dia da segunda Super Lua de 2021, também conhecida como Super Lua das Flores. Ao fenómeno de ilusão ótica que faz com que o satélite natural da Terra pareça maior do que o habitual associou-se um outro, um eclipse lunar total, que contudo não foi visível a partir de Portugal, por acontecer em pleno dia.

A Lua começou a entrar na penumbra às 09h46 da manhã e na sombra da Terra a partir das 10h45. Só pelas 12h10 ficou totalmente coberta. De acordo com o  Observatório Astronómico de Lisboa, o eclipse atingiu o seu máximo às s 12h19, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua saiu totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51.

Já a versão “super” do satélite natural em Portugal esteve à vista desarmada de todos os que se lembraram e a quem as condições meteorológicas permitiram. Para os restantes (e para quem quiser rever o momento), haverá sempre hipótese de espreitar as fotografias captadas por fotógrafos profissionais e amadores em todo o mundo.

Veja algumas das melhores imagens da Super Lua das Flores e do eclipse lunar total

Além das fotografias partilhadas pelo mundo inteiro é também possível encontrar vídeos, como este de Bagus Indahono/EPA, em Jacarta, na Indonésia.

Recorde-se que a Super Lua anterior aconteceu na madrugada de 27 de abril último e o SAPO TEK também reuniu as melhores imagens.

Aproveite para recordar (e comparar)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.