As luzes néon incandescentes são os elementos mais identificativos de Las Vegas, e a startup EnGoPlanet viu aí uma oportunidade para testar a sua tecnologia de geração de “energia limpa”.
O projeto-piloto, segundo o Engadget, passou pela instalação de novas luzes LED em Boulder Plaza, alimentadas por painéis fotovoltaicos curvos e por sensores de pressão instalados sob os passeios, convertendo energia cinética (do movimento) em energia elétrica.
A energia recolhida durante o dia pelos painéis e a que é gerada pelos sensores cinéticos é armazenada em baterias. De acordo com o site, são gerados entre 4 a 8 watts por cada passo, consoante a intensidade da pressão exercida sobre o sensor.
Para além de dar luz à Blouder Plaza, numa cidade que se pauta por um intensa e incessante vida noturna, esta rede também potencia câmara de vigilância, hotspots de Wi-Fi e estações de carregamento wireless de dispositivos móveis.
Segundo consta, o CEO da EnGoPlanet, Petar Mirovic, ambiciona levar esta tecnologia a outras cidades, considerando ser uma alternativa preferível aos tradicionais sistemas de iluminação urbana.
A startup aponta que os sistemas convencionais geram cerca de 100 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano e que a aplicação deste novo paradigma energético é uma forma de reduzir os impactos ambientais sobre o planeta.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Toyota bZ4X: A atualização profunda que muda (quase) tudo no modelo elétrico japonês -
Site do dia
Mantenha o histórico de navegação sempre limpo com a extensão Click&Clean -
App do dia
Não perca os momentos mais importantes das reuniões. A nova app da Krisp tira notas por si -
How to TEK
Como utilizar a voz para controlar o Windows 11 e ditar texto no computador?
Comentários