A cidade de Conventry abriu as portas ao Air-One, que se afirma como o primeiro aeroporto “pop-up” para drones de entregas e veículos eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing), como “táxis aéreos”, no Reino Unido.

O projeto, desenvolvido pela Urban Air-Port em parceria com a Supernal, especializada em veículos eVTOL, foi selecionado em 2021 como o vencedor do concurso Future Flight Challenge do governo britânico e servirá de base à construção de mais de 200 aeroportos deste tipo um pouco por todo o mundo ao longo dos próximos cinco anos.

Clique nas imagens para mais detalhes

O Air-One foi concebido para ser flexível e atender a quatro áreas específicas: aos passageiros dos “táxis aéreos”, aos drones autónomos de entregas, a serviços de gestão de emergências e desastres e a operações de defesa e logística.

A Urban Air-Port afirma que a infraestrutura está também preparada para operar em cenários como de desastres naturais, podendo ser implementada rapidamente para permitir que drones e veículos eVTOL levem mantimentos e outros materiais a quem mais precisa.

Veja o vídeo

Citando previsões da Association for Unmanned Vehicle Systems International, a startup britânica detalha que o mercado da mobilidade aérea avançada pode atingir a marca de um bilião de dólares nas duas próximas décadas. No entanto, a falta de infraestruturas apropriadas continua a ser uma das grandes barreiras ao crescimento deste mercado.

A empresa defende que o seu projeto será capaz de impulsionar o mercado da mobilidade aérea, permitindo tirar partido do seu potencial para descarbonizar o setor do transporte e para reduzir a poluição aérea.

Segundo a startup britânica, o Air-One estará operacional durante um mês, sendo depois levado a mais locais no Reino Unido, assim como a outros países, tendo em vista a realização de uma variedade de demonstrações dos serviços disponíveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.